JSB declara apoio à Paulo Câmara

Na noite desta quinta-feira, 19 de julho, a Juventude Socialista Brasileira reuniu parte da militância na Sede do PSB de Pernambuco para prestar contas das ações do primeiro ano de gestão da nova executiva do segmento e formular propostas para o Plano de Governo de Paulo Câmara na área de Juventude.

Estiveram presentes jovens de várias regiões do Estado para avaliar o que foi realizado pelo Governo de Pernambuco nos últimos anos, além de discutir as novas necessidades das Juventudes. Durante o ato, a militância declarou apoio à reeleição do Governador Paulo Câmara, reforçando a importância de defender o legado socialista, iniciado por Arraes e Eduardo Campos.

“A continuidade do legado com Paulo Câmara é a garantia de um futuro no qual a juventude é sempre protagonista”, destacou o presidente da JSB, Tyago Bianchi.
A reunião foi encerrada convocando a Juventude para a Convenção do PSB, que será no dia 5 de agosto, no Clube Internacional do Recife, para dar o pontapé inicial da campanha socialista no Estado.

Estilo Moda Pernambuco realiza oficinas gratuitas de capacitação

Um dos principais pontos do Polo de Confecções de Pernambuco, o Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, realiza entre os dias 26 e 30 de julho a terceira edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP). Com o tema “Moda e sustentabilidade” e programação diversa, o evento investe na capacitação de lojistas, produtores, estilistas e pessoas ligadas à cadeia de produção da moda em geral com oficinas sobre moda e negócios. A iniciativa é uma parceria com o Sebrae e o Senac, e acontece de sexta a domingo (27 a 30/7), a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo do Moda Center. Serão abordados assuntos de quatro eixos temáticos: “idealizar”, “criar”, “construir” e “realizar”. Todas terão duas horas de duração.

Entre os temas das oficinas, estão: Desenvolvendo habilidade para solução de problemas; Desenvolvendo a inteligência emocional nos negócios; Criatividade; Desenvolvendo o pensamento cognitivo; Trabalho colaborativo; Aprendendo a tomar decisões; Gestão de pessoas e negociação e Aprendendo a montar um visual merchandising eficiente de moda. Para se inscrever, os interessados podem comparecer ao Balcão de Informações do Moda Center (na segunda, dia 23), ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e ao Centro Administrativo do parque ao longo da semana (terça a sexta-feira), no horário comercial. Todos os participantes das oficinas receberão certificado de participação oferecidos pelo SENAC-PE e pelo SEBRAE-PE.

Outras informações pelo telefone (81) 3759-1000.

Também será possível visitar as unidades móveis de lavanderia de costura industrial do Senai. Elas estarão abertas para visitação durante todas as tardes e noites do EMP. No local, será possível obter informações sobre os serviços e capacitações oferecidos pela instituição para formação de profissionais que já atuam ou desejam atuar da cadeia produtiva de confecções. Outras informações sobre o evento no site www.estilomodapernambuco.com.br.

O EMP 2018 conta com o patrocínio de Agreste Tex, o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos de Pernambuco (CEAPE-PE), Etikal – Etiquetas e Metais, Multmalhas, Elo, Getnet, Prospera e Santander, com o apoio do Sebrae-PE, Senac-PE, Senai, Associação Santa-cruzense de Contabilistas (Ascont), Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), AD Diper, Sindicato das Empresas do Comércio de Bens e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe (Sindilojas), Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, CDL Santa Cruz, Certec, Rede.Com, Qualygraf, Treeking, Braztur, Sign Digital, Santa Cruz Charm Hotel, Transbraz e Hotel Moda Center.

Vários animais, entre adultos e filhotes, estarão disponíveis para adoção no Caruaru Shopping

Mais uma edição de sucesso garantido do projeto “Adote um Amigo” será realizada pelo Caruaru Shopping no próximo dia 22 de julho. O evento acontece no 3º piso do edifício garagem, das 11h às 17h, e é uma grande oportunidade para você dar um lar para um bichinho.


Na ocasião estarão disponíveis diversos animais (cães e gatos), entre adultos e filhotes. Para que o processo de adoção seja firmado, é necessário que o interessado apresente um documento com foto e comprovante de residência. Ao fim, um cadastro será feito e o pet poderá ser levado para casa. “Lembrando que todos os animais já estão vacinados”, afirmou Walace Carvalho, gerente de Marketing do centro de compras e convivência.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no Bairro Indianópolis.

EMP 2018 conta com participação de pequenos confeccionistas

Santa Cruz do Capibaribe é considerada a capital da moda de Pernambuco e o coração do polo de confecções do estado. Não é para menos. Cinquenta e quatro municípios pernambucanos e da Paraíba comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz para atacadistas de todo o país. Para dar visibilidade à produção e fortalecer a imagem das empresas da região, a administração do Moda Center Santa Cruz, além de investir massivamente em comunicação e marketing, criou, em 2016, o Estilo Moda Pernambuco (EMP). Nas duas primeiras edições, o EMP contou com o desfile de 38 marcas, sendo oito na primeira edição e 31 na segunda. Em ambas, contou com a participação de pequenas empresas que comercializam sua produção nos boxes do centro atacadista, assim como também abraçou empreendedores do calçadão Miguel Arraes.

“O Estilo Moda Pernambuco foi um evento criado pelo Moda Center Santa Cruz para dar visibilidade, principalmente, à produção de moda local, assim como contribuir para fortalecer a imagem do polo de confecções. Também é um espaço para troca de experiências, capacitação e realização de negócios independentemente do tamanho do produtor. O evento é todo produzido por nós, com recursos próprios e oriundos de patrocinadores e apoiadores”, explica Allan Carneiro, síndico do Moda Center.

Além de dar visibilidade, o EMP também colabora para impulsionar a evolução do mercado local, induzindo a profissionalização da cadeia de produção de moda, como conta Antônio Carlos Batista da Silva, da Rastro Ativo (moda masculina). Participando pela segunda vez dos desfiles, ele ressalta a importância do compromisso da administração com as pequenas confecções. “Temos a oportunidade de mostrar os produtos das pequenas fábricas com a mesma qualidade e destaque que as demais. Não teríamos como montar um desfile sozinhos. O EMP nos dá oportunidade de ganhar visibilidade junto aos clientes, nas mídias sociais e tradicionais. O retorno do investimento é garantido e o evento nos faz querer avançar. Nos impulsiona”, declarou. Ele comenta, ainda, que a participação do evento fez com que sua marca contratasse, por exemplo, um estilista para aperfeiçoar o desenvolvimento das coleções da Rastro Ativo. A marca desfila no dia 29 de julho, junto com a Brytch Jeans, Cavalheiro, Iska Viva, John Cash, LM Fashion, Magda Moda Íntima, Miss Mel, Nega Maluca, Samkara e Sport Company.

A repercussão positiva e os números mostram a evolução do evento. Na primeira edição, dois pequenos produtores participaram dos desfiles. Na segunda, foram cinco. Este ano, o Moda Center abraçou o Projeto Coletivo Criativo e 35 marcas participam do evento em dois momentos: do desfile coletivo com 10 looks montados com peças de 17 marcas, que está no line up do terceiro dia do EMP (28/7), e na exposição “Coletivo Criativo”, com os cliques de editorial produzido com looks montados com outras 18 marcas. Visitantes e clientes poderão conferir o material na área interna do Moda Center Santa Cruz (entre os setores Azul e Laranja) durante todo o dia.

Segundo Allan Carneiro, o projeto tende a se consolidar ainda mais nos próximos anos. “Na edição 2019, queremos produzir pelo menos dois desfiles coletivos no formato deste ano ampliando, ainda mais, a participação dos pequenos confeccionistas locais. Nosso objetivo é mostrar a qualidade e a diversidade dessa produção, que vem crescendo e garantindo cada vez mais espaço no mercado, assim como na vitrine proporcionada pelo EMP”, explicou.

A programação completa do do EMP 2018 pode ser conferida no www.estilomodapernambuco.com.br ou no www.blogdomodacenter.com.br.

Projeto Coletivo Criativo

Desfiles no dia (28/7)
Sealive, PJW Jeans, Adepto Jeans, Use Mais, Top Camuflado, Nacan, F&A Jeans, Lua&Mar Surf Wear, Duque Pólo, Atrevida G, Júlia Plus Size, Sagatta, Gizele Lingerie, Disgri Lingerie & Modeladores, Joseane Fashion, Maddu Jeans e Sarah Fitness.

Editorial/exposição (30/7)

Revolucione Jeans, RCR Original Clothing, Use D’Orig, Dalmonboy, Morena Tropycana, Ne&Ronny, Clepol, Xiqtal, Jovina, Nara Modas, Cravina, Agasias Clothing, Bonita Saia, Formula Femini, Aline Fashion, Divine Moda Feminina, Sunbody e Remais Short’s.

Congresso nacional de saúde será realizado em Caruaru

Caruaru receberá um evento de renome internacional na área da saúde. Trata-se do II Congresso Nacional da Rede HDC (Health Dialogue Culture), que será realizado no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) entre os dias 23 e 25 de agosto. Voltado para estudantes e profissionais de saúde, o evento traz o tema central: “Diálogo Interdisciplinar na Construção da Saúde Integral”, um assunto que está em grande evidência na área. Esta será a segunda edição realizada no Brasil e a Asces-Unita é parceira da iniciativa.

O Congresso tem o objetivo de partilhar experiências e boas práticas debatendo os vários fatores determinantes da área da saúde que devem ser considerados como estratégicos, levando em consideração não apenas a bioquímica e a genética, mas também aspectos como contexto pessoal e sociocultural, o respeito às complexidades, a relação entre profissionais e gestores de saúde, além da dimensão espiritual.

Pesquisadores e profissionais com atuação de destaque nacional e internacional estão entre os palestrantes, como a geriatra Flávia Caretta, a educadora perinetal Laura Uplinger, a neurologista Maria do Desterro, o microbiologista Bruno Zylbergeld, e a médica paliativista Miriam Riveros. A programação contará com oficinas, minicursos, palestras e mesas redondas. Estudantes da região poderão apresentar seus trabalhos acadêmicos, onde terão a oportunidade de explanar as experiências locais.

As inscrições podem ser feitas pelo site hdc2018.com.br, onde também é possível conferir toda a programação.

Sobre a Rede HDC

Antes denominada Medicina Diálogo Comunhão, nasceu em 2003 e envolve profissionais da área da saúde de várias disciplinas, proveniências geográficas e culturais. Inspira-se na Espiritualidade da Unidade, do Movimento dos Focolares, fundado por Chiara Lubich, em Trento (Itália) em 1943, e na cultura que dela está emergindo, em um diálogo construtivo com a cultura contemporânea, nas diversas áreas do conhecimento.

Obras da PE-160 recebem mais uma frente de trabalho e ganha novo ritmo

Reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com a região do Polo de Confecções do Agreste, a Secretaria de Transportes e o DER, implantaram, nos últimos dias, mais uma frente de trabalho nas obras da PE-160. A pedido do Deputado Estadual Diogo Moraes, primeiro—secretário da Alepe e representante do polo no legislativo pernambucano.

De acordo com Diogo Moraes, o reforço aplicado foi direcionado na restauração e melhoramento do trecho urbano de Santa Cruz do Capibaribe, próximo ao Moda Center Santa Cruz, com 3,46 km de extensão. Segundo informou o DER, as próximas etapas das obras contam com a conclusão da duplicação e melhoramentos de um trecho de 0,40 km de extensão. “Também estão previstos a conclusão dos dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical, além da iluminação de trecho urbano de Santa Cruz do Capibaribe, com 0,70 km de extensão”, acrescenta o parlamentar.

“A obra, que contava com uma frente do trabalho antes da entrada da cidade, agora conta com mais uma próximo ao Moda Center. Ou seja, o DER está aumentando a sua atuação para acelerar os benefícios para quem utiliza a estrada e precisa que esteja em boas condições. Dentro de pouco tempo, será um ganho para a população e para os compradores que visitam o nosso Polo de Confecções. Os transtornos passam e os resultados ficam”, pondera Diogo Moraes.

Com investimentos da ordem de R$ 80 milhões, a intervenção na estrada que dá acesso ao Moda Center Santa Cruz e ao Calçadão Miguel Arraes de Alencar, dois grandes centros atacadistas da região, tem previsão confirmada para conclusão neste 2º semestre de 2018. Segundo o DER, as etapas atuais da obra contam com Restauração, duplicação e melhoramentos de um trecho urbano de Santa Cruz do Capibaribe com 0,54Km de extensão, Restauração e melhoramentos do trecho urbano duplicado de Santa Cruz do Capibaribe, com 3,46 Km de extensão.

Fotos: Jefferson Lulu

Segunda Via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por enquanto apenas com atendimento presencial

Devido a fraudes detectadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, as quais vêm causando prejuízos à população, o Diretor Presidente do Órgão, Charles Ribeiro, determinou que, temporariamente, a requisição da Segunda Via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá ser feita por meio de agendamento para atendimento presencial, uma vez que está sendo implantado no sistema a biometria e o reconhecimento facial para o recebimento do documento.

Locais que oferecem o serviço:

· Sede do DETRAN-PE, localizada na Estrada do Barbalho, bairro da Iputinga, zona oeste de Recife.

· Lojas do DETRAN-PE nos shoppings.

· Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs).

Estilo Moda Pernambuco realiza sua terceira edição de 26 a 30 de julho com o tema Moda e Sustentabilidade

O Estilo Moda Pernambuco (EMP) vem se tornando cada vez mais uma vitrine para a moda produzida em Santa Cruz do Capibaribe e no Polo de Confecções de Pernambuco. A sua terceira edição está marcada para acontecer de 26 a 30 de julho, no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe. Com o tema “Moda e sustentabilidade” e programação diversa, o EMP se fortalece a cada ano e ganha moldes de semana regional de moda e inovação. O evento vai contar com desfiles conceituais e comerciais, além de oficinas e palestras sobre moda e negócios. O destaque será a participação dos estilistas Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga. A cantora e apresentadora Gaby Amarantos também está no line up do evento. Cerca de 50 mil pessoas devem circular pelo EMP e no maior centro atacadista de confecções do país durante os cinco dias de duração do evento.

Segundo o síndico do Moda Center, Allan Carneiro, a expectativa é que essa edição do EMP seja ainda maior e melhor do que as anteriores. “Com certeza será um evento marcante. Vamos divulgar a produção do Polo de Confecções, ao mesmo tempo em que levamos informação, capacitação, agregamos valor e geramos resultados comerciais. Teremos grandes nomes do mundo da moda do Brasil, debatendo temas relevantes, além de capacitações, para ajudar os empreendedores do Polo a crescerem ainda mais”, detalha. Ele conta que a escolha da sustentabilidade como tema pela comissão organizadora do evento buscou enfatizar a importância do assunto na atualidade. “Queremos discutir sustentabilidade de forma ampla, para a cadeia da produção da moda como um todo. Nosso intuito é informar e debater sobre formas mais limpas de produzir e o futuro do polo enquanto gerador de empregos e de renda, diante da tendência mundial de mudanças no perfil do consumidor e na forma de aquisição de roupas, acessórios e calçados”, explicou.

A abertura do evento (26) contará com a participação do estilista Alexandre Herchcovitch numa conversa em formato de talk show, mediada pelo estilista e professor de moda do Senac Pernambuco, Luiz Clério. O tema será “Novos comportamentos de produção e consumo de moda”. Herchcovitch foi um dos primeiros estilistas a expandir suas criações além do mercado têxtil, criando calçados para a Democrata, joias para a Dryzun, meias e cuecas para a Lupo, fundos de tela de telefones celulares para a Motorola, sandálias para a Melissa, cadernos para a Tilibra e óculos para a grife brasileira Chilli Beans. Além disso, firmou parcerias de sucesso com a C&A. As criações de sua marca homônima (da qual anunciou seu desligamento em 2016) foram apresentadas nas capitais de moda internacionais, como Paris e Nova York. No currículo, também há marcas renomadas, como Cori, Zoomp e Ellus. Atualmente, tem quatro lojas próprias, desenha modelos exclusivos em seu ateliê, e exporta a linha jeanswear para os Estados Unidos e Reino Unido.

Antes e depois do talk show, haverá os desfiles das marcas Acqualara, Camboriú, Davi Fashion, Joggofi, John Cunningham, Laluka Store, Pietà, Rota do Mar, Rótulo do Corpo e Scaven.

Na sexta (27), o estilista Ronaldo Fraga ministra a palestra “Moda: bandeiras para o vestir”. O mineiro, conhecido por romper os limites do vestir para além da própria moda, discorrerá sobre moda brasileira, indústria e processo de criação. Eleito um dos sete estilistas mais inovadores do mundo pelo Design Museum, de Londres, foi o primeiro representante da moda brasileira a receber a medalha da Ordem do Mérito Cultural. Também recebeu a Medalha da Inconfidência pelo governo de Minas Gerais por seu trabalho. Suas criações já foram apresentadas em diferentes países, como Japão, Holanda, Espanha, Uruguai, Bélgica, Chile, Argentina, México, Angola. Sua marca está licenciada em mais de mil diferentes produtos no Brasil para empresas como O Boticário, Tok&Stok, Malwee, L’Occitane e Chilli Beans, entre outras.

Entre as marcas que desfilam no dia estão Anny Evelyn Moda Feminina, Iska Viva, Maria Bella e Michelle Lingerie. Também haverá espaço para dois desfiles conceituais.

O santa-cruzense Jorge Feitosa, que foi destaque no reality show “Caixa de Costura”, do GNT, e atualmente está radicado em São Paulo, apresentará o desfile de sua mais recente coleção, intitulada “Cheidepraquêisso”, que também traz a temática da sustentabilidade. “Em praticamente, todas as empresas em que trabalhei, recebi a tarefa de transformar algum artigo que estava escondido num estoque, em um produto para a venda, com o intuito de liquidar com a matéria prima parada. Isso acontecia com tecidos, aviamentos, etiquetas ou ferragens. Esse, é o ponto de partida para a coleção: pensar sobre o que me leva, em meio a tanta discussão sobre o que se fazer com os resíduos, focar a minha atenção no porquê da sobra”, detalha Feitosa. O nome ‘Cheidepraquêisso’, ele explica, foi escolhido por conta da ideia de exagero, absurdo, aglomeração. “Só consigo pensar nas montanhas e montanhas de matérias primas e até de produtos prontos que estão parados, estocados, esquecidos em centenas de lugares, e que poderiam ter um destino comercial de fato”, comentou.

Em seguida, a Multmalhas apresentará no seu desfile conceitual com tema Africa Natural e as tendências de tecidos, cores e estampas para o Verão 2019.

Na terceira noite do EMP (28), é a vez dos alunos do curso de moda das faculdades do Senac-Recife e Senac-Caruaru apresentarem os desfiles “No banco tem o quê? Tem ganzá, tem rabeca e tem Salu!” e “Cavalo Marinho do Mestre Salu”, respectivamente. As duas coleções foram inspiradas na obra do Mestre Salustiano (in memoriam), um dos expoentes do movimento Manguebeat e homenageado da 19ª edição Feira Nacional de Negócios do Artesanato — Fenearte.

Em seguida, as marcas AB&C, Cavalheiro, Makital e Zuzinha Kids apresentam as novidades para o Verão 2019.

O Projeto Coletivo Criativo apresenta desfile coletivo com looks dos pequenos empreendedores que comercializam sua produção nos boxes do Moda Center. Desenvolvido pelo Box Fashion, com apoio da administração do Moda Center Santa Cruz, o objetivo do desfile, que apresenta 10 looks, é mostrar a qualidade e a diversidade da produção dos pequenos confeccionistas, que vem crescendo e garantindo cada vez mais espaço no mercado, assim como na vitrine proporcionada pelo EMP. Entre as marcas que participaram do desfile coletivo estão Sealive, PJW Jeans, Adepto Jeans, Use Mais, Top Camuflado, Nacan, F&A Jeans, Lua&Mar Surf Wear, Duque Pólo, Atrevida G, Júlia Plus Size, Sagatta, Gizele Lingerie, Disgri Lingerie & Modeladores, Joseane Fashion, Maddu Jeans e Sarah Fitness.

No mesmo dia, a cantora e apresentadora Gaby Amarantos participará do talk show: “Diversidade e inclusão na moda: estratégia de mercado e empoderamento”. A mediação será dos jornalistas Nedja Alves e Wagner Sales. Gaby apresentou por duas temporadas o programa Troca de estilos, no Discovery Home & Health. Na atração, duas mulheres eram desafiadas a mudar o estilo uma da outra. As participantes eram entrevistadas por Gaby e, depois, o time de especialistas transformavam as mulheres, além de dar dicas de moda e beleza, resultando na transformação dos estilos das participantes. Este ano, a cantora passou a fazer parte do time do programa Saia Justa, no canal GNT, que já contava com Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e Pitty.

O domingo (29), concentra o maior número de desfiles de marcas do Polo de Confecções. No line up estão Brytch Jeans, Iska Viva, John Cash, LM Fashion, Magda Moda Íntima, Miss Mel, Nega Maluca, Rastro Ativo, Samkara e Sport Company.

EXPOSIÇÃO – A segunda-feira (30), último dia do evento, contará com a realização de oficinas e com a tradicional feira do Moda Center Santa Cruz, onde os mais de 10 mil pontos comerciais estarão funcionando normalmente.

Na ocasião, a partir das 9h, será aberta a exposição “Coletivo Criativo”, que contará com fotos clicadas por fotógrafos da cidade e participação de modelos locais. Os looks fotografados foram escolhidos pelos integrantes do Projeto Coletivo Criativo. As peças foram produzidas pelas marcas Revolucione Jeans, RCR Original Clothing, Use D’Orig, Dalmonboy, Morena Tropycana, Ne&Ronny, Clepol, Xiqtal, Jovina, Nara Modas, Cravina, Agasias Clothing, Bonita Saia, Formula Femini, Aline Fashion, Divine Moda Feminina, Sunbody e Remais Short’s. Visitantes e clientes poderão conferir o material da exposição na área interna do Moda Center Santa Cruz (entre os setores Laranja e Azul). A exposição acontecerá durante todo o dia.

CAPACITAÇÃO – Em parceria com o Sebrae e o Senac, o EMP oferecerá capacitações voltadas para lojistas, produtores, estilistas e pessoas ligadas à cadeia de produção da moda em geral. As oficinas acontecem de sexta a domingo (27 a 30/7), a partir das 14h, no Centro de Eventos do Moda Center e abordarão temas de quatro eixos temáticos: “idealizar”, “criar”, “construir” e “realizar”. Todas terão duas horas de duração. Entre os temas estão: Desenvolvendo habilidade para solução de problemas; Desenvolvendo a inteligência emocional nos negócios; Criatividade; Desenvolvendo o pensamento cognitivo; Trabalho colaborativo; Aprendendo a tomar decisões; Gestão de pessoas e negociação e Aprendendo a montar um visual merchandising eficiente de moda. A capacitação será realizada no auditório do Centro Administrativo do Moda Center. As inscrições estão abertas até todas as vagas serem preenchidas.

Também será possível visitar as unidades móveis de lavanderia de costura industrial do Senai. Elas estarão abertas para visitação durante todas as tardes e noites do EMP. No local, será possível obter informações sobre os serviços e capacitações oferecidos pela instituição para formação de profissionais que já atuam ou desejam atuar da cadeia produtiva de confecções.

INFRAESTRUTURA – A infraestrutura montada para a realização do EMP é um destaque à parte. Todos os detalhes refletem a grandiosidade da história do polo de confecções e o tema do evento. O projeto arquitetônico e visual do evento é baseado no tripé da sustentabilidade: o social, o ambiental e o econômico e remete diretamente ao surgimento da Feira da Sulanca em Santa Cruz do Capibaribe, na década de 1960.

A passarela e palco da Praça de Alimentação serão montados com estruturas modulares e andaimes em metal e alumínio. Revestidas com elanca, reaproveitada e reaproveitável, vão gerar um impacto visual e uma experiência imersiva dos participantes no tema do evento. Um grande painel de 22 metros de comprimento e três de altura, composto por 500 peças de papelão reciclado, será montado na entrada do EMP e conduzirá os participantes para o interior do Centro de Eventos.

“Nossa maior preocupação foi proporcionar uma experiencia de desfile de moda que conseguisse traduzir o tema do projeto, ser uma metáfora viva do tema sustentabilidade”, explica Isac Filho, arquiteto e designer de estratégia que assina o projeto do evento.

Na área externa, será montada uma cúpula geodésica, que vai funcionar como uma célula de imersão do público. Semi translúcida, receberá iluminação própria e revestimento também em tecido. Nela serão projetados vídeos da fauna e da flora do Agreste e do Sertão pernambucano e imagens antigas de como surgiu o Polo de Confecções. Para curtir a experiência, serão instaladas redes de descanso, artesanato também produzido em Santa Cruz, para que o espaço de convivência reflita a história e a cultura da região e do Nordeste. No local também será possível conferir um vídeo em 3D com um passeio virtual pelo Moda Center Santa Cruz num dia de feira.

Outro diferencial é que a organização do evento se preocupou em utilizar material e mão de obra disponível na região. “Quase 100% foi pensado e realizado em Santa Cruz do Capibaribe e em Caruaru como forma de ressaltar a capacidade de realização da mão de obra local, de inovação e a tecnologia disponível para fazer projetos relevantes, inovadores e interessantes”, destacou.

O EMP 2018 também contará com marcas e instituições expondo seus produtos e serviços na área de estandes. A Multmalhas, o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos de Pernambuco (CEAPE-PE), o Santander Getnet, o Sebrae, Senac, Senai, o Agreste Tex e um estande conjunto das entidades de classe do município apoiadoras do evento.

ALIMENTAÇÃO – Uma praça de alimentação também foi montada na área externa do Centro de Eventos para que os participantes pudessem fazer refeições e circular durante o evento. Quem participar do EMP poderá conferir as iguarias preparadas pelo ABC das Tapiocas, Carnívoros Hamburgueria, Arretado de Bom (brownie), Zaru Temakeria, Planet Donut, Teike Bar e Baribe Coxinhas.

CULTURA – Todos os dias depois das palestras e desfiles os participantes poderão curtir atrações culturais gratuitas na área externa do Centro de Eventos. O ponto alto da programação será a cantora Gaby Amarantos, que se apresenta no dia 28 com o seu novo show “Sou + Eu”, nome também da música que ela acaba de lançar. Segundo a cantora, o novo show é dividido em blocos distintos. O primeiro traz músicas da carreira da Gaby, como os clássicos Ex-My Love e Xirley. Em outros momentos, o Pará marca forte presença, com brega e lambada, e a cantora homenageia grandes divas com releituras de músicas afro-brasileiras. Entretanto, o ponto alto do show deve ser aquele em que Gaby apresenta versões feministas de funks. No mesmo dia, o público também vai conferir o pop-rock da banda local Plano Base.

No dia 26, o cantor Vitor Kley, com seu pop praiano, e a banda Sertão Regado animarão os participantes do evento. No dia 27, a atração será o cantor pop Renato Marinho. Já no domingo (29), a cantora mirim Julia Costa, que participou da última edição do The Voice Kids, faz um pocket show na abertura do EMP. Ao final, será a vez da banda Decentes do Forró, do concurso musical promovida por uma emissora de TV pernambucana, levar muita música regional para quem comparecer à última noite do Estilo Moda Pernambuco.

O EMP 2018 conta com o patrocínio de Agreste Tex, o Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos de Pernambuco (CEAPE-PE), Etikal – Etiquetas e Metais e Multmalhas. O Sebrae-PE, Senac-PE, Senai, Associação Santa-cruzense de Contabilistas (Ascont), Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), AD Diper, Sindicato das Empresas do Comércio de Bens e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe (Sindilojas), Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, CDL Santa Cruz, Certec, Rede.Com, QualyGraf, Treeking, Braztur, Sign Digital, Santa Cruz Cham Hotel e Transbraz.

Outras informações sobre o evento no www.estilomodapernambuco.com.br.