GOVERNO DE PERNAMBUCO

Lei que cria o Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco, de autoria de Diogo Moraes, é promulgada na Alepe

Nesta quinta-feira (14), o deputado estadual e primeiro-secretário da Alepe, Diogo Moraes participou da promulgação do seu Projeto de Lei 1076/2016, realizado pelo presidente da Casa, Guilherme Uchoa, em um Grande Expediente Especial. A nova lei pioneira dispõe sobre a criação do Calendário Oficial de Eventos do Estado e vai facilitar o acesso da população às datas comemorativas de Pernambuco de forma sistematizada e clara. Na ocasião, foi apresentado o novo sistema Alepe Legis, ferramenta online que oferece consulta a leis, resoluções, decretos e atos administrativos editados no Estado.

 

Autor do projeto que originou a lei, o deputado Diogo Moraes (PSB), afirmou que a disponibilização do Calendário Oficial no Alepe Legis pode ajudar a dar efetividade às leis a respeito das festividades. “A iniciativa é mais uma ação pioneira do nosso mandato e tem como objetivo consolidar em um único diploma legal a vasta legislação existente até então, com mais de 400 leis sobre datas comemorativas, de forma esparsa e pouco efetiva”, disse. “Era uma grande dificuldade saber quais os acontecimentos históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos já haviam sido reconhecidos como datas e eventos sociais”, pontuou.

 

Segundo o parlamentar, buscou-se sistematizar a legislação, estabelecendo critérios a serem seguidos para que uma data ou evento seja criado. “A publicação representa um verdadeiro resgate da memória histórico-legislativa da Casa de Joaquim Nabuco. Isso também é uma forma de preservar e fortalecer a herança legislativa desse poder. Agradecemos ao trabalho de todos que contribuíram para tornar esse projeto possível”, afirmou Diogo. A norma também disciplina a criação de novas datas, proibindo que haja mais de uma ocasião comemorativa para o mesmo tema e exigindo que, para propor novas celebrações, seja realizada consulta a segmentos, instituições e órgãos ligados ao tema.

 

Além disso, de acordo com a chefe da Procuradoria de Sistematização da Legislação Estadual da Alepe, Juliene Viana, o Alepe Legis é o melhor sistema de atualização do País. “Parabéns ao deputado Diogo Moraes, que é autor dessa consolidação que vai inspirar muitos Estados por aí. Essa consolidação está muito boa tecnicamente. Foi um tema que precisava realmente sistematizar. Essa foi uma oportunidade para organizar e dar exemplo. Dentro da mesma lei a gente também criou regras, critérios para se criar uma nova data. A gente inovou também a questão da pesquisa temática. Para apresentar o projeto é necessário anexar essa pesquisa. Pernambuco está inovando”, afirmou Juliene.

 

 

Alepe Legis - Durante a apresentação das novidades, Diogo Moraes salientou a importância da ferramenta Alepe Legis, criada há quatro anos e agora atualizada, com novas funcionalidades. “Considero este o mais moderno sistema de consulta de leis do Brasil. Trata-se de um patrimônio imaterial pernambucano e certamente, é motivo de orgulho para todos os membros deste poder legislativo. O Alepe Legis possibilita que qualquer um tenha acesso, de forma simples, rápida e segura aos atos normativos aprovados aqui na Casa de Joaquim Nabuco. É a lei na palma da mão do cidadão, que pode acessá-la em qualquer lugar do mundo”, declarou Moraes.

 

“O Alepe Legis consolidou-se como excelente fonte de informação a parlamentares, jornalistas, estudantes, juristas e a todo cidadão interessado em nossa legislação”, observou o presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT). “Parabenizo os servidores que estiveram e estão envolvidos. Iniciativas como essa estreitam nossos laços com a sociedade e conferem transparência às ações parlamentares”, complementou. Também participaram do lançamento os deputados Bispo Ossesio Silva (PRB) e Eriberto Medeiros (PTC).

 

Fotos: Lourival Lima/Alepe

RESUMO DA ÚLTIMA SESSÃO DO ANO NO PODER LEGISLATIVO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

 1- JESSYCA: Em tom de agradecimentos pelo seu primeiro ano como vereadora, a Jessyca Mônica agradeceu o tratamento que recebeu da imprensa durante 2017. ‘Tenho trabalhado dia e noite com as melhores das intenções, de corpo e alma e com ações para que faça valer a voz daquele que nos confiou tantas condições de estar aqui’ encerrou. 

 

2- HELINHO: com uma reflexão confusa, porém válida, o jovem parlamentar falou sobre memória e a preservação da pavimentação da Avenida Padre Zuzinha. Helinho afirmou ser contra o asfaltamento da centenária rua. De fato, asfaltando a nossa Rua Grande o prefeito estaria enterrando o pouco que temos de história preservada em Santa Cruz do Capibaribe. HELINHO, TÔ CONTIGO! Agora se oriente e peça para um assessor seu fazer a transmissão de seu discurso. Ninguém merece assistir com esses ângulos estranhos.


3- NANAU: o nobre parlamentar defenda o asfaltamento da Avenida Padre Zuzinha, alegando que isso não seria enterrar a história. Fico pensando e se a Prefeitura do Recife ou de Olinda decidissem asfaltar seus bairros históricos? É alarmante a situação ESTÃO QUERENDO ENTERRAR O POUCO QUE TEMOS DE HISTÓRIA VIVA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. Muito mais AVANÇO seria asfaltar ruas que servem de corredores de acesso ao MODA CENTER SANTA CRUZ.


4- PIPOCA: o tucano prestou contar do mandato e aproveitou para relatar suas andanças para participar dos eventos nacionais do PSDB. Em seguida em um momento de bastante sensatez o vereador defendeu que antes mesmo dos interesses dos que residem na Avenida Padre Zuzinha em asfaltar a referida via, é preciso ouvir todos os cidadãos. Tendo em vista que a rua é patrimônio histórico de Santa Cruz do Capibaribe.


5- IRMÃO VAL: sabe de uma coisa, me desculpe Val, mas hoje vou preferir ir até a copa tomar um copo de café.


6- TOINHO DO PARÁ: não vi grande empolgação no discurso de Toinho. Esperava algo que me estimulasse escrever. Mas, não veio.


7- ZÉ MINHOCA: o vereador prestou contas de seu mandato e em seguida destacou a alta produtividade da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Zé lembrou que foi de sua autoria o requerimento pedindo que fosse aproveitada a estrutura da antiga cadeira pública para a implantação de um Ambulatório Médico Especializado voltado para a saúde da mulher.


8- CAPILÉ: o vereador destacou a pavimentação do acesso ao cruzeiro no bairro da Palestina.


9- JUNIOR GOMES: o vereador cobrou do prefeito Edson Vieira que envie para a Câmara de Vereadores um projeto instituindo o bolsa atleta, para que os atletas da cidade possam contar com um suporte financeiro.


10- CARLINHOS: -----------------------------------------


11- NAILSON RAMOS: o parlamentar fez um resumo de seu mandato e aproveitou para destacar a importante contribuição da casa de apoio que a Prefeitura Municipal mantem em Recife.


12- JOAB: o vereador também falou sobre o polêmico projeto de asfaltamento da Avenida Padre Zuzinha e lembrou de sua vivência no local quando criança. Em seguida prestou contas do mandato e citou seu engajamento no Movimento dos Trabalhadores sem Teto.


13- ERNESTO MAIA: o vereador prestou contas do mandato, agradeceu o desempenho da bancada de oposição e se despediu da liderança da mesma. ‘Obrigado a todos os companheiros da oposição por essa oportunidade de liderança que me deram durante o ano de 2017’ disse ele. Por fim o parlamentar convidou todos para o DEZEMBRO VERMELHO na quinta-feira (21), com uma manhã de ações voltadas para o combate a AIDS.


14- MARLOS: o vereador acusou a bancada de situação de criar barreiras e reprovar projetos da oposição, que tinham o objetivo de fiscalizar os investimentos do Poder Público Municipal. 

 

15- RONALDO PACAS: o vereador que é de longe um dos mais atuantes, apresentou uma pequena prestação de contas de seu mandato. Foram 169 requerimentos, 56 ofícios, 4 projetos de lei e 3 projetos de resolução apresentados por Pacas em 2017. O parlamentar ainda destacou a agenda produtiva e proveitosa de investimentos do Governo Municipal, bem como do Governo do Estado e do deputado estadual Diogo Moraes.


16- AUGUSTO MAIA: o vereador aproveitou para afirmar que em 2018 estará apoiando o senador Armando Monteiro na disputa pelo Governo de Pernambuco. Augusto aproveitou e já pediu voto para seu pai, que deve disputar uma vaga de deputado estadual. #tábom #risos
17- DEOMEDES: o último orador da tarde prestou contas do mandato e repetiu sua fala durante o ano de 2017 cobrando a volta da patrulha escolar da Polícia Militar.

'Asfaltar a Rua Grande enterra de vez toda a simbologia do surgimento desta cidade atípica'

POR ROZANGELA MONTEIRO

 

Mesmo sabendo que a luta pela preservação da história de Santa Cruz do Capibaribe é o mesmo que "dar murro em ponta de faca" e, para alguns, é ser contra o prefeito que estiver no poder, endosso o coro daqueles que entendem a importância de se conservar a identidade das nossas origens. A Rua Grande é o berço, é o marco, é o começo.

 

O progresso financeiro que nossa cidade atingiu com a explosão e o crescimento econômico, através da confecção, nos trouxe um grande prejuízo do ponto de vista histórico e cultural, queiram os indiferentes e aversos ao saudosismo ou não! Perdemos muito de nossas características e, nesse sentido, asfaltar a Rua Grande enterra de vez toda a simbologia do surgimento desta cidade atípica, cujas belezas foram ofuscadas pela busca desenfreada da ascensão financeira.

 

A verba destinada para o asfalto da referida rua pode muito bem ser usada para asfaltar outras vias. Vale ressaltar que não se trata de ser contra prefeito ou político deste ou daquele grupo. Todos passarão, mas Santa Cruz do Capibaribe permanecerá. Segue texto da Comissão de pesquisa, levantamento histórico e patrimonial da Paróquia de Santa Cruz do Capibaribe.


"Debaixo da sombra das gameleiras da rua grande não há somente troncos, raízes e uma rua. Ali há boa parte da história de uma cidade. O coração da Santa Cruz acolhedora que somos brotou dali, foi lá que nos construímos enquanto aglomeração urbana, vilarejo, cidade. A origem do que somos está na Rua Grande.

 


A memória, seja ela social, política ou afetiva, está guardada dentro de cada um de nós. Ela vai sendo construída, como se estivesse sendo gravado nas nossas mentes um filme. O que nossa retina vê, o que nossos ouvidos ouvem, o nosso caminhar por um lugar, as lutas e embates que vivenciamos, os acontecimentos banais do cotidiano formam e nutrem a memória. A história de um lugar também é uma construção, e além do tempo, é necessário memória para construí-la. A Avenida Padre Zuzinha é um dos mais importantes lugares de memória da nossa historia. Naquela rua repousam vários acontecimentos - cotidianos, políticos, sociais e afetivos - da história de Santa Cruz. As feiras livres, as festas do padroeiro, os desfiles cívicos, os cinemas, as apresentações e a sede da Novo Século, as paqueras dos jovens, as músicas tocadas na rádio difusora, a mulher apressada que comprava tomates na feira, a senhora que vendia potes de barro, o menino que se encantava com as luzes e brinquedos do parque de diversão. São muitas as personagens e os roteiros, e o palco era a rua grande com suas frondosas gameleiras e a igreja Matriz ao fundo.
Revitalizar a rua é importante, preservar, valorizar essas tantas histórias, rememorá-las e mesmo dar àquela rua uma nova vida, atribuir ao seu espaço novos caminhares, é essencial. No entanto, é preciso muito cuidado e sensibilidade para compreender que não podemos descaracterizar a essência do lugar. O asfalto descaracteriza, ele encobre e impossibilita que as novas gerações sintam e conheçam tanta história que por ali passou. O asfalto pode trazer danos à vida dos habitantes daquela rua. Ele é quente, aumenta a sensação térmica, é impermeável, podendo trazer uma série de problemas na época das chuvas, problemas à manutenção e à vida das árvores centenárias plantadas lá. Entretanto, nenhum desses impactos negativos se compara aos danos irreversíveis à memória e à identidade que aquele local corre ao descaracterizarmos tanto sua materialidade.

 


Todo o legado cultural e histórico que repousa nos paralelepípedos assentados ali deve ser preservado e compreendido como patrimônio material e cultural de um povo. Negar sua importância e a necessidade de preservação da mesma é negar a nossa própria historia.

 


Dessa maneira, solicitamos ao poder público que ouça a população em geral; moradores da rua, historiadores, artistas, trabalhadores. Que seja feita uma audiência pública para discutir a colocação ou não do asfalto naquela rua. É preciso saber dos riscos que a história da cidade corre, e mais urgente ainda, é preciso lutar para preservar o que ainda nos resta dela."


Comissão de pesquisa, levantamento histórico e patrimonial da Paróquia de Santa Cruz do Capibaribe.

20ª Sessão ordinária do segundo período de 14/12/2017

Curso de Férias SENAI 2018

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Cruz do Capibaribe vai oferecer cursos de férias em janeiro, no período de 15 a 19 de janeiro, para alunos e público externo de aprimoramento em habilidades profissionais.


Os interessados devem se inscrever exclusivamente na escola até o dia 12 de janeiro. O valor para o público é de R$ 80,00.


Entre os temas estão: Técnicas de Vendas; Desenvolvimento de habilidades gerenciais; Marketing Digital e Redes Sociais; Atendimento ao público; e Líder coaching.


De acordo com a diretora da instituição, Cristina Barbosa, a intenção dos cursos de férias é dar aos participantes a oportunidade de ter um primeiro contato com os desafios das carreiras profissionais que o ano vindouro apresentará, e já estejam preparadas para o que vão encontrar no mercado de trabalho.


A grade completa está disponível no site da instituição, nas imagens abaixo ou através dos números 81 9107-4838 / 3705-1767 / 3731-8603.

Escola Dinâmica - Matrículas Abertas 2018

COMPESA

Quer trabalhar? Tem 27 vagas de emprego para amanhã, dia 13 de Dezembro. Confira:

Diogo Moraes e Lero assinam convênios que somam R$ 480 mil em investimentos para Taquaritinga do Norte

Nesta terça-feira (12), o deputado estadual Diogo Moraes e o prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, assinaram termos de convênios do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) no valor de R$ 480 mil. Os recursos, que serão aplicados em obras estruturais do município, são oriundos de emendas parlamentares de Diogo, que já estão liberados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

 

No pacote de obras, constam a pavimentação de duas vias públicas, a Rua Amaro Monteiro da Silva, no distrito de Pão de Açúcar e a Rua Projetada III, no bairro Silva de Baixo. Além disso, parte dos recursos também serão aplicados na reforma do Açougue do Distrito de Pão de Açúcar e também na construção do campo de futebol do município.

 

“Assinamos hoje o convênio das emendas já liberadas pela Secretaria de Planejamento, ou seja, nosso prefeito já pode licitar e em seguida, depois dos tramites legais, iniciar as obras para que a gente possa realizar estas melhorias em equipamentos importantes para a população. Agradeço o gesto do governador Paulo Câmara, que tem olhado muito para nossa região”, declarou Diogo Moraes.

 

“Mais uma vez agradeço a Diogo por nos representar aqui na Assembleia Legislativa de Pernambuco e diante do nosso governador Paulo Câmara. A gente sai daqui comemorando, em nome de Pão de Açúcar e Taquaritinga do Norte, o resultado do nosso trabalho em conjunto. Com a assinatura desses convênios, vamos conquistar obras importantes para a população. Como prefeito, fico grato por ter Diogo como parceiro”, destacou Lero.

SENAI Santa Cruz do Capibaribe tem 120 vagas em Cursos de Férias

É comum utilizar as férias para atividades de lazer, mas que tal aproveitá-las para ter mais conhecimento, subir um nível de capacitação ou quem sabe começar uma nova profissão? Das 1505 vagas disponibilizadas pelo SENAI PE para os Cursos de Férias 2018.1, 120 vagas em 5 cursos de curta duração são da Escola Técnica SENAI Santa Cruz do Capibaribe.

As vagas são nos cursos de Atendimento ao Público, Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, Marketing Digital e Redes Sociais, Líder Coaching e Técnicas de Vendas, todos da área de Gestão e Negócios, com carga horária de 15h, 16h e 20h e com valores a partir de R$72,00.

Para realizar a matrícula, é necessário apresentar à secretaria da Unidade cópias e originais de RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de residência.

Informações no 0800 600 9606 (07h30 às 18h30).

A nutri explica

A importância da rotulagem dos alimentos...


Você tem o hábito de ler rótulo das embalagens?


Vou dar 2 dicas importantes pra você na hora de escolher os produtos industrializados!


1) a lista dos ingredientes para mim é muito importante. Mas, por que Nutri? Vou explicar. A lista trás os ingredientes usados no preparo do produto em ordem decrescente, ou seja, o primeiro da lista é o item que mais tem no produto e o último é o que menos tem.


2) o segundo é a tabela nutricional: observem bem a quantidade da porção que está sendo passada a informação dos valores ali. Muitas pessoas tem dúvida e acham que aquelas quantidades descritas correspondem ao pacote todo e não é isso. sS o produto lhe informa o valor nutricional de 20g mas o pacote contém 200g.


Vou esclarecer melhor:


Um simples biscoito recheado na rotulagem dele diz que não possui gordura trans no produto e que é um biscoito de cacau, ai você vai ver os ingredientes e pahhh. O que aparecem primeiro: açúcar, leite e achocolatado, e o cacau cadê?? Podemos concluir que de cacau não tem nada.


Ai você lê a tabela nutricional e realmente não tem gordura trans, claro! A porção descrita é de apenas 2 biscoitos e em 2 biscoitos a quantidade de gordura é baixa. Só que é muito difícil alguém conseguir comer apenas 2 biscoitos neh? Se for gostoso comemos o pacote todo kkk e logo sim haverá gordura trans. Então muita atenção na hora de comprar os produtos, não confiem no que está na capa da embalagem. Muitas vezes são apenas estratégias de marketing para atrair mais os consumidores. Por isso minha dica de hoje é: ficar sempre atento com o prazo de validade e lote do produto além dos ingredientes.


Bom, espero que tenham gostado da dica de hoje!


Em breve voltarei com mais dicas! Abraços da nutri.

GOVERNO DE PERNAMBUCO

Moda Center será destaque nacional em reportagem da Rede Globo

Nesta segunda-feira (11), o Moda Center Santa Cruz recebeu uma equipe de jornalismo da Rede Globo Nordeste, que veio conferir de perto a maior feira já realizada em toda a história do centro de compras desde sua inauguração em 2006.

 

A movimentação, que começou já nas primeiras horas de ontem e terminou às 18h desta segunda-feira (11), superou as expectativas dos comerciantes. Mais de 150 mil pessoas passaram pelo Moda Center nesses dois dias.

 

A repórter Wanessa Andrade entrevistou clientes e vendedores e bateu um papo com o síndico Allan Carneiro.

 

Os dias e horários de exibição ainda não foram divulgados pela emissora. Os conteúdos gravados renderão matérias nos telejornais da Globo Nordeste, Globo News, G1 e uma reportagem no Jornal da Globo.

Quer trabalhar? Tem 30 vagas de emprego para amanhã, dia 12 de Dezembro. Confira:

A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.