Tem 30 anos. Pós-graduado com Especialização em Assessoria de Imprensa pela Faculdade do Vale do Ipojuca, graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba.

Já atuou na Rádio São Domingos FM (Brejo da Madre de Deus) em 2007, na Rádio 101,9 FM (Santa Cruz do Capibaribe) de 2007-2008, na Estação Sat (Santa Cruz do Capibaribe) de 2008-2009 e atua até hoje na Rádio Vale AM. Onde desenvolve os trabalhos de produtor e apresentador do programa VALE MAIS.

Atualmente é o responsável pelo Blog do Melqui, assessor de imprensa do vereador Ronaldo Pacas, jornalista da Rádio Vale AM, diretor da Flipi Comunicação e assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Taquaritinga do Norte. Entre em contato pelo blogdomelqui@hotmail.com ou pelo flipicomunicacao@gmail.com.

Acompanhe o Melqui Lima



Mural

Melqui Lima
A Voz do Brasil presta um grande serviço à sociedade. Mas se você não quer deixar de ouvir a transmissão de mais de 1/3 dos jogos da Copa que acontecerão às 19h e quer mais informação de trânsito, música e entretenimento nesse horário, a voz do seu deputado precisa falar por você. Essa é a hora! O Brasil quer a flexibilização do horário da Voz do Brasil votada e aprovada. Particip...
Terça, 22 Abril 2014 17:35
Melqui Lima
Super Manhã - de segunda à ***ta, a partir das 8h da manhã. Tarde Livre - de segunda à ***ta das 14h às 16h. Participe pelos telefones 3731-4033 ou 9275-6290
Quarta, 12 Março 2014 16:44
Deixe o seu recado!

Direito e Cidadania

Franquias – Aspectos jurídicos e empresariais de franqueados e franqueadores.


Nos últimos anos a franquia tornou-se realidade no cenário empresarial brasileiro, apresentando-se como opção viável para o franqueado, aquele que deseja investir em um modelo de negócio de sucesso, bem como para o franqueador, empreendedor que deseja ampliar consideravelmente sua marca, tornando-a conhecida em regiões até então não exploradas.


O sucesso de uma franquia depende da harmonia entre franqueado e franqueador, a qual só pode ser alcançada através de mecanismos legais e jurídicos capazes de determinar quais condutas devem ser esperadas pelas partes, bem como especificar quais atos não devem ser praticados.


Como todo e qualquer negócio jurídico, a franquia ganha forma através de contratos assinados entre as partes, porém, necessita de esforço mútuo para garantir que tudo não se limite à letra morta e fria presente em uma folha de papel, mas, na verdade, consista em uma oportunidade de aprendizado recíproco, visando o fortalecimento da marca.


Tudo começa com o registro da marca, afinal de contas o franqueador só poderá dispor de algo que realmente o pertença, observando ainda que a identidade visual da marca deve estar adequada a tudo que o mercado consumidor exige, possibilitando que novos clientes surjam diariamente, sendo para tanto, muitas vezes, necessário um processo de readequação da marca por parte de um profissional.


Cabe ainda ao franqueador garantir que determinado modelo de negócio possa ser de fato replicado, possibilitando que o franqueado tenha acesso ao aprendizado de tudo que possa determinar o sucesso da empreitada, seja através de cursos ou treinamentos, visando alcançar certo grau de impessoalidade, com o objetivo de que o consumidor não consiga distinguir as lojas espalhadas por todo o território nacional.


É importante ressaltar que todo empreendedor pode adequar seu modelo de negócio e torná-lo uma franquia, garantindo maior exposição de sua marca, bem como participando nos lucros de tudo aquilo que for vendido pelo franqueado.


Cabe ao franqueador apresentar as soluções para os problemas inerentes ao negócio, tratando preferencialmente de meios capazes de prevenir possíveis conflitos, garantindo que o franqueado tenha acesso a um investimento seguro.


Quando a possibilidade de franquia é abordada existe um foco natural para a figura do franqueado, aquele que adquire o direito de utilizar determinado modelo de negócio, porém, é necessário apresentar a todos os empreendedores a possibilidade de se tornarem franqueadores, ampliando o horizonte de quem deseja enfrentar a dificuldades financeiras com ideias inovadoras.


É comum vermos negócios que deram certo em determinadas regiões, porém, sem expectativa de expansão por falta de recursos, ou até mesmo pela ausência de um apoio profissional, frustrando seu potencial de crescimento de forma inaceitável.


O trabalho adequado ofertado por empresas que saibam treinar determinado modelo de negócio, ao ponto de deixá-lo apto ao mercado de franquias, bem como uma assessoria jurídica comprometida em entender de fato as peculiaridades do pretenso franqueador, possibilitam uma mudança sem precedentes na vida do empreendedor, trazendo consigo novos desafios, porém, com plena convicção de vitória.


Se você tem sugestões sobre algum assunto jurídico que merece ser explicado em nossa coluna é só mandar um e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


João Bezerra de Moura é advogado devidamente inscrito na OAB/PE sob número 43.267, graduado em direito pela ASCES UNITA, graduando em história pela Universidade Norte do Paraná e pós-graduando em processo penal pelo Damásio Educacional.

ATENÇÃO: está desempregado e tem experiência comprovada? São 52 vagas de emprego disponíveis para amanhã:

A Agência do Trabalho, Trabalho e Qualificação de Santa Cruz do Capibaribe fica na Rua Maestro Alexandre, 93 - Tel.: (81) 3759-8236.


Lembrando que o horário de atendimento ao público é de 7:30h até 13h, e a documentação necessária para o atendimento para vagas é: Carteira de Trabalho, Identidade e CPF.

SENAI Santa Cruz do Capibaribe está com vagas abertas para turna de Técnicas em Estilismo

 "A Secretaria de Micro e Pequena, Trabalho e Qualificação - SEMPETQ - em parceria com o SENAI Santa Cruz do Capibaribe está com matrículas abertas para o curso gratuito de Técnicas em Estilismo. São 25 vagas para o turno noturno, com previsão de início em 06/11/2017. As inscrições vão do dia 23/10/2017 a 26/10/2017 e devem ser feitas no site >>CLIQUE AQUI << 


Em caso de dúvidas, procurar a Agência do Trabalho Santa Cruz do Capibaribe (Rua Maestro Alexandre, 93), ou ligar para o número 3759-8236."

GOVERNO DE PERNAMBUCO

TEM PARCEIRO NOVO NA ÁREA: