Melqui Lima é pós-graduado com especialização em Assessoria de Imprensa pela Faculdade do Vale do Ipojuca e graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba.

Já atuou na Rádio São Domingos FM (Brejo da Madre de Deus) em 2007, na Rádio 101,9 FM (Santa Cruz do Capibaribe) de 2007-2008, na Estação Sat (Santa Cruz do Capibaribe) de 2008-2009 e atua até hoje na Rádio Vale AM. Onde desenvolve os trabalhos de produtor e apresentador do programa VALE MAIS.

Atualmente é o responsável pelo Blog do Melqui, assessor de imprensa do vereador Ronaldo Pacas, jornalista da Rádio Vale AM, assessor de imprensa do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e mestre de cerimônias. Entre em contato pelo blogdomelqui@hotmail.com ou flipicomunicacao@gmail.com.

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Melqui Lima
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Terça, 22 Abril 2014 17:35
Melqui Lima
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Quarta, 12 Março 2014 16:44
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GOVERNO DE PERNAMBUCO

Alunos do Ensino Médio desenvolvem projeto no Laboratório de Matemática da Escola Dinâmica

A necessidade da renovação do ensino da matemática tornou-se uma necessidade quase que urgente. A busca por uma melhor qualidade de ensino tem evoluído diante de algumas dificuldades enfrentadas por professores no ato do ensinar e diante das dificuldades dos alunos para aprenderem. Para vencer tais barreiras, dentre outros procedimentos pedagógicos, a Escola Dinâmica montou o laboratórios de matemática.


Orientado pelo Professor Gabriel Heberth, o projeto foi desenvolvido nas turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio e tem como objetivo despertar o interesse e a criatividade dos alunos na área da matemática. Eles montaram seus próprios jogos de raciocínios e jogaram entre si e também com alunos de outras turmas.


"Esse projeto é muito importante porque precisamos quebrar o paradigma de que a matemática é uma coisa chata e difícil de ser aplicada no dia a dia. Com o desenvolvimento desses jogos, eles têm a oportunidade de aprender de uma forma mais lúdica", explica o professor.


Os jogos foram produzidos pelos próprios alunos foram construídos em sala de aula e também disponibilizados para turmas do Ensino Fundamental.

Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte oferece mais de 20 vagas em processo seletivo

  

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, publicou ontem a abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, que pretende suprir o quadro de profissionais que comporão os Programas Sociais Federais: CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, CREAS- Centro de Referência Especial da Assistência Social FBF- Programa Bolsa Família, PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e Programa Criança Feliz, em convênio com o Governo Federal para atendimento às famílias em risco social.

 

O processo está oferecendo 6 vagas de assistente social, 4 vagas de psicólogo, 1 vaga para coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (que pode ser assistente social, psicólogo ou pedagogo), 1 vaga para cadastrador/entrevistador do Bolsa Família, 1 vaga de facilitador de oficina de informática, 1 vaga de facilitador de oficina de capoeira, 1 vaga de facilitador de oficina de artesanato, 1 vaga de facilitador de oficina de dança (ballet), 2 vagas de facilitador de oficina de danças culturais, 1 vaga de facilitador de oficina de esporte (futebol) e 4 vagas para visitadores do Programa Criança Feliz.

 

O candidato habilitado, classificado e convocado será contratado sob o Regime de Contratação Temporária, disciplinado pelo art. 37, inciso IX da Constituição Federal e Lei Municipal nº 1.499/2006.

 

O edital está disponível nos sites da Prefeitura: https://imprensataqdonorte.blogspot.com.br e na fanpage da Secretaria de Ação Social: https://www.facebook.com/seastaquaritingadonorte/

5 de setembro - Dia da Amazônia

Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade. A Amazônia é conhecida também por Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% com pequenas quantidades na Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia, pois foi quando D. Pedro I criou a província do Amazonas no ano de 1850.


A data é voltada para incentivar a reflexão sobre a importância da Floresta Amazônica para o planeta, pela sua riqueza de vida animal e vegetal, e por possuir diversos recursos naturais. O desflorestamento afeta diretamente a fauna e a flora, causando danos irreversíveis ao ecossistema amazônico. Além do desmatamento, a Amazônia tem sido vítima da biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça ilegais; e conflitos por disputas de terras.

Pernambuco deve ganhar o primeiro cinema para deficientes sensoriais no país

As pessoas com deficiências sensoriais terão no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, em Pernambuco, um espaço de inclusão social e de cultura com o lançamento do projeto Alumiar. A partir de outubro, o Cinema da Fundação será o primeiro do Brasil a exibir, sistematicamente, filmes nacionais destinados a esse público. O projeto Alumiar começou a se tornar realidade nesta segunda-feira, 4, quando o ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou termo de cooperação entre a TV Escola e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ambas vinculadas ao MEC.


“É dever do estado e obrigação de órgãos públicos como a Fundaj e a TV Escola proporcionar acesso à cultura e educação a todos e esta é a missão que nos propomos a alcançar em uma ação vigorosa e relevante que mostra que quando se deseja algo importante no campo da educação, se alcança”, disse Mendonça Filho durante o evento. Ele reforçou, ainda, a importância de investimentos que permitam o acesso aos bens culturais. “Uma população sem acesso à cultura é uma população sem alma. Que o Brasil possa avançar nessa agenda de inclusão social que é aplaudida por todos os que têm consciência social neste pais.”


Quinzenalmente o Cinema da Fundação exibirá filmes com três modalidades de acessibilidade comunicacional: audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e legendas para surdos e ensurdecidos.


Em um ano, o projeto tornará 20 longas-metragens brasileiros acessíveis, selecionados mediante uma curadoria que prioriza a qualidade cultural e artística da obra. Após a seleção, uma equipe especializada promoverá a acessibilidade das obras. “É motivo de alegria para nós, que acompanhamos a tradição do cinema pernambucano, em uma ação absolutamente importante e que coloca Pernambuco mais uma vez em uma posição de vanguarda”, reforçou.


A coordenadora de cinema da Fundaj, Ana Farache, explica que o trabalho será construído a partir do diálogo. “Teremos um trabalho de formiguinha. Vamos atrás desse público junto a associações e escolas, vamos fornecer transporte, ter uma conversa sobre o filme e discutir se a acessibilidade que estamos usando é a que atinge mais pessoas. A intenção é que funcione como um laboratório, onde possamos aprimorar o trabalho”, falou.


Para o presidente da Fundação Roquette Pinto, jornalista Fernando Veloso, Alumiar é um dos projetos de maior abrangência em acessibilidade comunicacional no país e a TV Escola é uma entusiasta do projeto. “A TV Escola tem hoje, no Brasil, a mais avançada e moderna tecnologia para tratar de acessibilidade na TV e no cinema. Conhecemos o projeto e achamos muito bom, mas não teríamos como avançar com a Fundaj pelo tamanho deste projeto. Foi aí que entrou a extrema sensibilidade do ministro Mendonça Filho que nos apoiou e garantiu que o projeto se materializasse. Estaremos juntos contando com o êxito deste projeto e que ele represente um marco no Brasil no quesito de acessibilidade na comunicação”, disse.


O ato de lançamento do projeto contou ainda com a participação do Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil, Antonio Muniz, e de Bernardo Klimsa, membro da Associação de Surdos de Pernambuco, entre outros representantes de entidades de pessoas com deficiência. “Este projeto é um marco histórico que hoje a gente celebra para provar que a inclusão e a acessibilidade trazem a igualdade. Como cidadãos temos direito a informação e ao conhecimento, inclusive dentro do cinema”, defendeu Klimsa.


O projeto Alumiar destina-se, também, a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da acessibilidade, produtores de audiovisual, estudantes de artes visuais e o público em geral. Além de colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema, a ação inclusiva da Fundaj vai criar um canal de diálogo entre o público e os profissionais da acessibilidade. O projeto visa, ainda, a realização de seminários e cursos sobre acessibilidade no cinema com especialistas brasileiros e internacionais.


Acessibilidade – Desde o ano passado, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) determinou que as salas de cinema brasileiras se tornem acessíveis às pessoas com deficiência. Além da adaptação física, como rampas de acesso às salas, espaços reservados para as cadeiras de rodas, poltronas mais largas para pessoas de sobrepeso e banheiros adaptados, é necessária implementação das tecnologias assistivas da acessibilidade comunicacional. O período para implantação da acessibilidade é até novembro deste ano.


Censo – O Brasil contabiliza, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – visual, auditiva, motora ou mental/intelectual – o que significa 24% da população. A deficiência visual atinge 18,6% dos brasileiros, seguida da deficiência motora, ocorrendo em 7% da população. O percentual de brasileiros com deficiência auditiva é de 5,1% e o de deficiência mental ou intelectual, 1,4%. A maioria dessas pessoas não tem acesso à arte, nem frequenta as salas de cinema. Apesar do evidente crescimento da produção cinematográfica no Brasil, há uma escassez de obras audiovisuais com acessibilidade sensorial.


Legislação – A Instrução Normativa 128/2016 instituiu que as salas de exibição comercial deverão dispor de tecnologia assistiva voltada à fruição dos recursos de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e língua brasileira de sinais (Libras), sem interferir na fruição dos demais espectadores. Cabe ao exibidor dispor dessa tecnologia, sempre que solicitado pelo espectador. O quantitativo mínimo de equipamentos e suportes individuais voltados à promoção da acessibilidade visual e auditiva varia em função do tamanho do complexo e os prazos são gradativos. Em 14 meses, a contar da publicação da instrução, 50% do parque exibidor terá que contar com os recursos implantados de legendagem descritiva, audiodescrição e Libras. Em dois anos todo o parque exibidor deverá possuir os recursos.


Assessoria de Comunicação Social