Melqui Lima é pós-graduado com especialização em Assessoria de Imprensa pela Faculdade do Vale do Ipojuca e graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba.

Já atuou na Rádio São Domingos FM (Brejo da Madre de Deus) em 2007, na Rádio 101,9 FM (Santa Cruz do Capibaribe) de 2007-2008, na Estação Sat (Santa Cruz do Capibaribe) de 2008-2009 e atua até hoje na Rádio Vale AM. Onde desenvolve os trabalhos de produtor e apresentador do programa VALE MAIS.

Atualmente é o responsável pelo Blog do Melqui, assessor de imprensa do vereador Ronaldo Pacas, jornalista da Rádio Vale AM, assessor de imprensa do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e mestre de cerimônias. Entre em contato pelo blogdomelqui@hotmail.com ou flipicomunicacao@gmail.com.

Acompanhe o Melqui Lima




Mural

Melqui Lima
A Voz do Brasil presta um grande serviço à sociedade. Mas se você não quer deixar de ouvir a transmissão de mais de 1/3 dos jogos da Copa que acontecerão às 19h e quer mais informação de trânsito, música e entretenimento nesse horário, a voz do seu deputado precisa falar por você. Essa é a hora! O Brasil quer a flexibilização do horário da Voz do Brasil votada e aprovada. Particip...
Terça, 22 Abril 2014 17:35
Melqui Lima
Super Manhã - de segunda à ***ta, a partir das 8h da manhã. Tarde Livre - de segunda à ***ta das 14h às 16h. Participe pelos telefones 3731-4033 ou 9275-6290
Quarta, 12 Março 2014 16:44
Deixe o seu recado!

Caruaru vira Capital das Noivas

 A cidade de Caruaru está se preparando para receber o Up Day Noivas, mostra de tendências voltada para o mundo dos casamentos. Os melhores fornecedores de Pernambuco vão participar do evento, que deve revolucionar o mercado e a cabeça das noivinhas de Caruaru e região. A mostra leva a assinatura da blogueira de casamentos, Lu Queiroz, que há quase dez anos está à frente do Blog Vida Dois.

 

“Chegamos para ficar e presentear os noivos de Caruaru e região com as últimas novidades, com contato direto aos profissionais e serviços para fazer de cada casamento um evento único”, disse Lu Queiroz.

 

A mostra vai contar também com espaço gourmet, espaço kids, desfiles e workshops voltados para o mundo dos casamentos. O Up Day Noivas está marcado para os dias 26, 27 e 28 de maio, no espaço de eventos do Shopping Difusora, na Capital do Agreste.

Profissionais podem se atualizar para o mundo do trabalho sem sair de casa com o Senac EAD

A demanda pelos cursos técnicos no Senac EAD continua em alta, sendo que suas matrículas cresceram 82% de 2015 para 2016. A modalidade, que oferece cursos a distância em sete áreas do conhecimento, como por exemplo, comércio, design, gestão, informática, meio ambiente, segurança e turismo, tem sido a chance para muitas pessoas obterem aprendizado prático e teórico adequados exclusivamente ao mundo do trabalho, atualmente mais exigente dada a competição por uma vaga no Brasil.

Para Sidinei Rossi, gestor de cursos técnicos do Senac EAD, a demanda pela modalidade tem crescido porque sua metodologia de ensino está centrada no estudante e adequada às exigências profissionais do país que aliam conhecimento e prática. “Se para o aluno o curso técnico é um atalho para o mundo do trabalho, facilitando sua entrada nesse ambiente, para as empresas estes profissionais são procurados e desejados, uma vez que possuem formação específica no campo em que irão atuar”, aponta.

 

Ainda segundo o gestor, contratar alunos da modalidade com a vivência na atividade exercida durante sua formação é um fator que beneficia tanto estudante e quanto contratante. Além disso, Rossi acrescenta: “para os alunos que passam pelo EAD, cujo formato requer disciplina com o programa de estudos, há pontos a somar porque desenvolvem pró-atividade, capacidade de organização do tempo e autonomia”.

 

O formato a distância do Senac, conforme sintetiza Sidinei Rossi, tem a expectativa de absorver ainda mais alunos e, por isso, segue a aprimorar cada vez mais as tecnologias utilizadas nas unidades curriculares. “A busca em oferecer qualificação com a melhor qualidade torna significativo o processo de aprender e oferece um diferencial aos alunos”, salienta.

 

No último ano, os cursos mais solicitados por alunos foram o Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Administração. Já os cursos em Técnico em Logística, Administração e Recursos Humanos também tiveram demandas significativas em todas as regiões do país. Além de estados do Sul e Sudeste, o Ceara e o Piauí, no Nordeste, também registraram crescimento significativo de matrículas na modalidade a distância.

 

Metodologia – o EAD é centrado no aluno, por isso disponibiliza diversos recursos tecnológicos que facilitam a aprendizagem, com orientação e acompanhamento on-line diário e aula presencial mensal. Além deste e outros elementos como a flexibilidade de tempo, há ainda a redução de custos, já que o formato é economicamente mais acessível ao aluno do que o ensino presencial e não necessita que o estudante faça deslocamento para acompanhar as aulas disponíveis e acessíveis de qualquer computador, tablet ou smartphones conectados à internet.

 

Matrículas abertas – as matrículas para os cursos técnicos estão abertas em todo Brasil e devem ser realizadas até o dia 17 de abril por meio do site: www.ead.senac.br/cursos-tecnicos. Os cursos técnicos são destinados a todos que estão cursando ou já completaram o ensino médio e que desejam aprender uma profissão e entrar no mundo do trabalho. Para se inscrever é necessário ter 18 anos completos no ato da matrícula, além de ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio. A modalidade conta com 326 polos em todas as regiões do país que apoiam uma avaliação presencial exigida ao longo do curso dos alunos.

 

Confira todos os títulos disponíveis:

· Técnico em Administração
· Técnico em Design de Interiores
· Técnico em Guia de Turismo
· Técnico em Informática
· Técnico em Logística
· Técnico em Marketing
· Técnico em Meio Ambiente
· Técnico em Programação de Jogos Digitais
· Técnico em Qualidade
· Técnico em Recursos Humanos
· Técnico em Segurança do Trabalho
· Técnico em Transações Imobiliárias

 

Sobre o Senac EAD


Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.

 

Recentemente, o EAD do Centro Universitário Senac conquistou nota máxima, 5, no recredenciamento realizado pela comissão do MEC, o que atesta a sua excelência de ensino.

 

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presencias que pode ser conferida em www.senac.br.

Abertas Inscrições gratuitas para Encontro sobre Autismo Infantil em Caruaru

Estão abertas as inscrições gratuitas para palestra sobre Autismo Infantil em Caruaru (PE). A primeira edição do evento titulado ‘Encontro Azul- Fonoaudiologia e Musicoterapia no Tratamento do Autismo’, será realizado no dia 06 de maio (sábado) no Auditório do Campus I da Asces – Unita, das 15h às 18h.

 

O Encontro será ministrado pela Fonoaudióloga, Lílian Tabosa, Especialista em Habilitação/Reabilitação de Crianças (USP-SP) e formações em Análise do Comportamento (PUC–SP) e Teacch. E também contará com a presença da Psicanalista, Sirlene Costa, Terapeuta Musical e Pós-Graduanda em Musicoterapia, organizadoras do evento.

 

Os interessados podem solicitar gratuitamente a ficha de inscrição através do endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 05 de maio.

 

De acordo com a Fonoaudióloga, Lílian Tabosa, o Encontro será direcionado para pais, familiares e profissionais envolvidos com o Espectro Autista (TEA). Ainda segundo ela, serão abordados os benefícios dos tratamentos multidisciplinares, com ênfase à Fonoaudiologia e a Musicoterapia, direcionados ao TEA.

 

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (81) 3136.6280 / 9 9937.6709

 

AUTISMO INFANTIL

 

É um Transtorno de desenvolvimento grave que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir que afeta o sistema nervoso. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

 

O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacional e familiar podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.

Senac Caruaru oferece cursos de contabilidade para não contadores e marketing e redes sociais

Sebrae realiza oficina com foco no atendimento para negócios da beleza

A oficina “Negócios da beleza: como construir um modelo de atendimento moderno e eficaz”, oferecida pelo Sebrae em Pernambuco, incentiva à qualificação empreendedores do segmento de beleza que atuam no interior do Estado. O encontro acontece nesta segunda-feira (24), a partir das 14h, no Senac Caruaru. Os interessados podem se inscrever pelo telefone: (81) 3727-8271/ 2103-8408 ou no local do evento.



A capacitação irá abordar técnicas e conceitos importantes fundamentais para realizar um bom atendimento, que pode se transformar em um diferencial para o negócio. Marketing sinestésico, marketing interativo e marketing de serviços e excelência no atendimento a partir da percepção do cliente fazem parte do conteúdo da oficina.



Para ministrar o conteúdo, o Sebrae convidou o especialista Rodrigo Rangel, que irá dividir seus conhecimentos com os inscritos. O Sebrae tem o apoio do Senac e da Acic na realização deste evento.

Carol Nakamura renova com Moda Center e continua sendo a garota-propaganda do centro atacadista por mais um ano

A estratégia de comunicação e marketing do Moda Center Santa Cruz foi tão bem-sucedida em 2016 que a administração do maior centro atacadista de confecções do país decidiu renovar o contrato com Carol Nakamura. A atriz, bailarina e apresentadora continuará sendo a sua garota-propaganda por mais um ano.



Além de ser muito popular, Carol Nakamura se destaca pela simpatia e identificação com o mundo da moda e com o centro de compras. Ela vai estrelar todas as campanhas para as mídias tradicionais (TV, mídia externa e impressos). Nesse novo projeto, a atriz também participará da produção de material específico para os perfis do Moda Center nas redes sociais, um dos focos que serão fortalecidos pelo centro atacadista na estratégia para 2017/2018. A presença da atriz na segunda edição do Estilo Moda Pernambuco, programado para acontecer de 2 a 7 de outubro, em Santa Cruz do Capibaribe, também está confirmada.



Segundo Allan Carneiro, síndico do empreendimento, a repercussão e o retorno de todas as peças estreladas por Carol ao longo de 2016 foram positivos. “O carisma e a identificação direta da Carol com o mundo da moda nos ajudaram a atingir o nosso público-alvo e a atrair mais compradores de todas as regiões do país para o Moda Center. Por isso resolvemos apostar na credibilidade, talento e profissionalismo dela por mais um ano”, comentou.



A produção do novo filme comercial com Carol Nakamura deve acontecer em maio no próprio Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe. Além da gerência de Comunicação de Marketing do empreendimento, o trabalho será coordenado pela Agência Ópera, que atende o centro de compras, especialmente em campanhas veiculadas regional e nacionalmente

Governador Paulo Câmara convoca mais de 1.300 policiais aprovados em concurso

O governador Paulo Câmara determinou a convocação imediata de 1.322 candidatos aprovados no concurso público para soldados da Polícia Militar de Pernambuco, para matrícula no curso de formação e habilitação de praças. O anúncio foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (18).

 

Participam dessa etapa os candidatos aprovados no exame de habilidades e conhecimentos, de aptidão física, avaliação psicológica e julgados aptos nos exames médicos.

 

Cada candidato deverá apresentar, no período de 2 de maio até 2 de junho de 2017, a documentação prevista no edital e protocolá-la no campus de Ensino Mata, localizado na BR-408, no quilômetro 76,5, em Paudalho, das 8h às 12h, que será analisada para confirmação das matrículas e início do curso de formação.

 

Após a conclusão do curso na Academia de Paudalho, os novos praças entrarão em serviço até dezembro deste ano.

 

Fonte: Rádio Liberdade

Prefeito de Toritama fará balanço dos 100 dias de governo junto a imprensa

O Prefeito de Toritama convida a população e a imprensa em geral para uma solenidade e coletiva de imprensa onde o prefeito fará um balaço geral dos serviços realizados nos 100 primeiros dias da nova gestão municipal e os desafios do município.

 

A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (20) na Câmara de Vereadores de Toritama a partir das 9h30 e contará com a presença do prefeito Edilson Tavares, do vice-prefeito Romero Filho e todos os secretários do município.

 

A solenidade será uma oportunidade para a população e os comunicadores de TV, rádio e internet que atuam em Toritama e região tomarem conhecimento e tirarem as dúvidas sobre as ações que estão sendo realizadas e planejadas pela nova gestão no município nos 100 primeiros dias de governo.

 

Assessoria de Imprensa

Geraldinho Lins canta nos 137 anos de Pesqueira

Geraldinho Lins é uma das atrações que vão animar a festa de comemoração dos 137 anos de emancipação da cidade de Pesqueira, no Agreste pernambucano. A festa ocorre nesta quinta-feira (20), a partir das 22h, na Praça Dom José Lopes, no cento da cidade. Quem também anima a comemoração é o cantor Eduardo Melo, de Sanharó, e a banda Firma. Antes, a população confere o corte do bolo.

 

FERIADÃO – Na mesma noite, Geraldinho Lins apresenta seus antigos e novos sucessos na orla de Olinda, na Região Metropolitan grupo Faringes da Paixão e o som do DJ Edu Reis. Os ingressos têm o valor de R$ 35 (homens) e R$ 30 (mulheres). Quem tiver o nome na lista, e cha no Recife, em show no Manny Deck Bar. Além de Geraldinho, a festa Véspera Caliente vai ter a descontração doegar até as 23h, tem desconto de R$ 5 no valor do ingresso. O Manny Deck Bar fica no início da orla de Olinda, próximo à Praça do Fortim. A casa abre às 21h30. Informações e lista VIP pelos telefones (81) 3318.0226 e 9.9755.0378 (WhatsApp).

Ministro Mendonça Filho discute implantação de novo curso na UFPE em Caruaru

O ministro da Educação, Mendonça Filho, se reuniu com gestores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para discutir a implantação de um novo curso no campus Caruaru. No encontro, realizado na última semana, ele sinalizou parecer positivo ao envio de um projeto para a implantação de um curso de engenharia de software no campus. A expectativa é de que a nova formação colabore para a geração de empregos e para o desenvolvimento tecnológico na região.

“É o início de um novo momento importante na área de tecnologia da informação, engenharia de software e desenvolvimento na área de alta tecnologia”, celebrou o ministro. “Caruaru já tem uma tradição importante no comércio, também na área da confecção e, com o polo instalado a partir do campus da UFPE, a gente pode expandir o horizonte econômico com atividades ligadas à tecnologia da informação e à produção de softwares.”


A proposta de expansão da graduação será enviada pela UFPE ao MEC. Segundo Mendonça Filho, a demanda partiu da própria universidade. A partir desta proposta, o MEC poderá destinar os investimentos necessários para instalação da infraestrutura e também para a contratação de pessoal. Também participaram do encontro representantes do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e do Polo Digital, parque tecnológico sediado em Recife.


O diretor do campus Caruaru, Manoel Guedes, disse que o projeto de criação do curso vem sendo trabalhado há um ano pela instituição. “Existe uma mobilização muito grande no avanço da tecnologia no agreste e nós temos aqui um braço do Porto Digital. A perspectiva é integrar todos esses atores e montar um projeto que seja inovador e transformador do ponto de vista tecnológico e de inovação”, disse, referindo-se ao parque tecnológico sediado em Recife, que atua no eixos de software e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e economia criativa. O Porto Digital tem 267 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo, com cerca de 8,5 mil trabalhadores.


De acordo com o presidente do Cesar, Geber Ramalho, o novo curso terá uma proposta pedagógica moderna, que permitirá aos alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula. “Além de permitir que, por exemplo, possa ter certificações a cada ano para ter uma inserção rápida no mercado e que permita dar um retorno muito rápido à cidade”, ressalta. De acordo com Ramalho, o planejamento do curso tem também a participação do Cesar e do Porto Digital.


Assessoria de Comunicação Social

Projeto de Páscoa da Escola Dinâmica surpreende com belíssimas apresentações

Durante todo o dia da última quarta-feira (12), a Escola Dinâmica vivenciou a culminância de seu projeto pedagógico em comemoração a Páscoa. O tema escolhido para 2017 foi 'Leva-me para tua casa', com ele as professoras prepararam belíssimas apresentações envolvendo alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

O pátio da escola foi o ponto onde foram montados os cenários para realização das apresentações musicais, exposições e pequenas encenações teatrais. Evidenciando a verdadeira Páscoa, os pequeninos representaram alguns trechos da Paixão, morte e ressurreição de Cristo.

 

Ao abrir o portão da escola, no horário da saída, os pais foram recepcionados pelo professor de música, Márcio Telles e a aluna Ana Lúcia que acompanhados pelo Coral da Dinâmica abriam as apresentações. Crianças com galhos de planta nas mãos entraram na escola com um aluno caracterizado de Jesus montado em um jumento representando a entrada de Jesus em Jerusalém, a cena foi muito aplaudida.

 

No pátio havia pequenos cercados com alunos vestidos de pastores e cordeiros, dando sentido a frase bíblica "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a vida pelas ovelhas", entre outras que haviam expostas em figuras pregadas na parede.

 

Passagens como o Sermão da Montanha e a Santa Ceia também foram representadas por alunos que encenavam a partilha do pão e do vinho ali, na frente dos pais. Tudo estava muito encantador e o projeto trouxe uma decoração muito bem trabalhada e rica em detalhes.

 

Em outro cercado montado no pátio, havia crianças caracterizadas de coelhinho comendo chocolate, um verdadeiro encanto. Os pais deslumbrados achavam graça nas crianças se lambuzando e registravam tudo em fotos e vídeos, um mar de celulares capturou as imagens mais fofas.

 

Pelo pátio, havia ainda, uma encenação da crucificação, com soldados vigiando Jesus na cruz ladeado por dois ladrões também crucificados, e Maria acolhida por alguns apóstolos abaixados. A dramaticidade infantil suavizava a triste lembrança da cena real.

 

Ao olhar pro alto todos eram surpreendidos ao ver um pequenino 'Jesus' erguido de braços abertos representando a ressurreição do Cristo. A cena chamou muito atenção de todos os presentes e a criatividade das professoras foi bastante elogiada pelos pais.

 

Nos últimos anos a Escola Dinâmica vem abordando temas que tem na sua essência o verdadeiro sentido da Páscoa. De acordo com a coordenação pedagógica da escola, o projeto busca destacar os valores cristãos, filtrando das atividades, sentimentos de solidariedade, caridade e união, incentivando a valorização do amor pelo próximo.

Trabalho infantil é tema de capacitação de educadores de Brejo e Taquaritinga do Norte

Nos dias 24 e 25 de abril, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza capacitação da metodologia MPT na Escola com educadores de 31 municípios do Grande Recife e interior do estado. Na segunda (24), o treinamento será no Recife, no auditório da Fundacentro. Na terça (25), em Caruaru, no espaço Sest/Senat. Todos os eventos começam às 9h e são coordenados pelos procuradores Ulisses Dias de Carvalho e Jailda Pinto.


Para o primeiro dia de capacitação, devem participar os educadores do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Glória do Goitá, Goiana, Gravatá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Itaenga, Moreno, Olinda, Palmares, Paulista, Pombos, Recife e São Lourenço da Mata.


Para o segundo dia, serão capacitados os educadores de Agrestina, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Camocim de São Félix, Caruaru, Cumaru, Jataúba, João Alfredo, Panelas, Sairé, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, Tacaimbó e Taquaritinga do Norte.


Orientações


Cada município deverá escolher até 5 escolas para participar do projeto. Cada escola encaminhará até 2 educadores que receberão a capacitação e o material pedagógico para ser trabalhado em sala da aula. Esses se tornaram multiplicadores da metodologia nas escolas de origem.


Tanto a capacitação quanto o material entregue são custeados pelo MPT. Aos municípios cabe somente o custeio do deslocamento dos educadores para os locais da capacitação. Cada escola indicará um coordenador que ficará responsável pelo encaminhamento de um relatório sintético das atividades desenvolvidas em decorrência da implementação do projeto.


Como os municípios indicaram um número bem maior de escolas para participar do projeto e há restrição de espaço, o MPT fará outra capacitação no segundo semestre de 2017, contemplando os municípios e as escolas que não conseguirem participar dessa primeira capacitação.


MPT na Escola


Para incentivar o debate desde cedo, o MPT criou, em 2008, um projeto que ocorre em escolas de quase todo o Brasil. É o “MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil”. A iniciativa tem conseguido atingir seus principais objetivos, como conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Só em 2015, MPT na escola teve adesão de 392 municípios em todo o país, atingindo 3.607 escolas 34.153 professores e 649.418 alunos. As Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs) e as Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) realizam reuniões com as Secretarias Municipais de Educação das regiões e apresentam o projeto, propondo assinatura de acordo de cooperação.


O passo seguinte é a realização de oficinas para capacitação de técnicos das secretarias, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. No programa, educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido, com a Lei do Aprendiz, e combate e prevenção do trabalho infantil. São oficinas de 16 horas, nas quais o projeto é apresentado passo a passo.


Os educadores também recebem orientações sobre como abordar o tema em sala de aula e são convidados a criarem planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos, sempre acompanhados pelo MPT. O resultado disso tudo é apresentado em encontros municipais e estaduais.

Estágio é debatido em evento em Caruaru

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco participa do “1º Seminário da UFPE no mundo do trabalho – As Perspectivas da Formação”. O procurador do Trabalho José Adilson Pereira da Costa palestra, tratando dos aspectos legais do vínculo de estágio. O evento, que é aberto ao público, está marcado para a terça-feira (18), às 14h, no campus da UFPE em Caruaru.

 

O tema do estágio é uma das principais demandas do MPT no que diz respeito a fraudes trabalhistas. O MPT em Pernambuco tem uma série de procedimentos sobre o assunto. Segundo o procurador, o que se verifica de modo geral são empresas (públicas ou privadas) usando estagiários como mão de obra efetiva, porque são mais baratos. Também se constata a falta de fiscalização por parte das instituições de ensino do cumprimento do contrato.

 

“O estágio é ato educativo que tem por objeto complementar o ensino e a aprendizagem; deve ser planejado, executado, acompanhado e avaliado em consonância com os currículos, programas e calendários escolares; deve proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário; é sempre curricular e supervisionado (seja obrigatório, seja não obrigatório), assumido intencionalmente pela instituição de ensino”, disse.

 

Programação do “1º Seminário da UFPE no mundo do trabalho – As Perspectivas da Formação”.

 

1a. Palestra: Configurações contemporâneas sobre o mundo do trabalho - Professor Everaldo Gaspar (UFPE-FDR)

2a. Palestra: O estágio como instrumento de formação pedagógica entre o mundo da escola (universidade) e o mundo do trabalho - Pro-reitor Acadêmico, o professor Paulo Góis

3a. Palestra: Os aspectos legais do Estágio: como proteger, harmonizar e ampliar as perspectivas de formação - Procurador do Ministério Público do Trabalho, José Adilson Pereira da Costa

Governo do Estado autoriza Concurso Público para 270 vagas

Após diversas negociações com Governo do Estado, o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, conseguiu a autorização para realização de concurso público para o preenchimento de 270 vagas para servidores técnicos administrativos.


A decisão por um novo Concurso Público foi tomada pelo governo com base em três principais fatores, são eles: a interiorização da UPE, que ampliou a quantidade de unidades de ensino e de cursos, gerando a necessidade de mais servidores para atuarem nas atividades de apoio; o preenchimento de vagas geradas por aposentadorias e falecimento de servidores; e por encontrar-se com um número de servidores técnicos administrativos abaixo do preconizado pelo Ministério da Educação (MEC), o que interfere negativamente nos indicadores de educação.


Para o reitor da UPE a autorização é um excelente sinal. “Tendo em vista a atual necessidade da Universidade, o número autorizado para nomeação ainda não é o suficiente, mas já sinaliza a intenção do Governo em dar um encaminhamento positivo em solucionar a questão mesmo diante do momento de crise que estamos enfrentando”, ressaltou.


A seleção terá 128 vagas para Analista em Gestão Universitária (nível superior), com salário base no valor de R$ 2.605,45, e 142 para o cargo de Assistente em Gestão (nível médio), com vencimento base no valor de R$ 1.157,98.


O certame fará a seleção para o provimento das seguintes funções: administrador, advogado, analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, biomédico, contador, biólogo, engenheiro, fisioterapeuta, pedagogo, psicólogo, secretária executiva, terapeuta ocupacional e tradutor, todos para nível superior.


Já para o nível médio as funções são: assistente administrativo, técnico administrativo, técnico em contabilidade, técnico em arquivo, técnico em informática, técnico em saúde bucal, técnico de laboratório, técnico em secretariado, técnico de enfermagem, técnico em edificações, técnico em radiologia e atendente de clínica odontológica.


O reitor da UPE, informou, ainda, que o edital deverá ser publicado em breve e que essa medida é um reforço para o funcionamento das atividades da Universidade. A deliberação do concurso terá um custo anual, incluindo encargos, de mais de R$ 8 milhões para o Estado. O último concurso para servidores da UPE aconteceu em 2012, com apenas 50 vagas disponibilizadas apenas para as unidades de educação da Universidade no interior.


Fonte: Blog do Mário Flávio

Governo de Pernambuco libera R$ 5,7 milhões para obras em 23 municípios do Agreste

O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), liberou mais R$ 5,2 milhões do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para o início e o prosseguimento de obras nas cidades do Agreste Setentrional e Agreste Meridional. Foram anunciados R$ 3,7 milhões das edições do FEM 2014 e 2015, para 13 cidades do Agreste Meridional e mais R$ 1,5 milhão para atender dez municípios do Agreste Setentrional.


No Agreste Meridional, os recursos são destinados a obras nos municípios de Venturosa, Canhotinho, Bom conselho, Buíque, Angelim, Palmeirina, Garanhuns, Jupi, Correntes, São João, Calçado, Águas belas e Jucati. Já no Agreste Setentrional, foram feitos repasses para os municípios de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, João Alfredo, Machados, Passira, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá e Surubim.


Em ambas as regiões, os recursos serão utilizados em obras de infraestrutura urbana, reformas e reconstrução de espaços públicos, entre outras demandas municipais.


“O governador, reconhecendo a necessidade de desenvolvimento dos municípios, tem determinado que nós façamos as parcerias junto com os prefeitos, conversando, conhecendo as necessidades e especificidades de cada cidade. É importante destacar que, desde o início desta gestão, já foram liberados mais de R$ 130 milhões do FEM para os municípios pernambucanos, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, explica Márcio Stefanni, secretário estadual de Planejamento e Gestão.


Adilson Gomes Filho, secretário executivo de Apoio aos Municípios da Seplag, ressalta que o governador Paulo Câmara determinou que todas as pendências do FEM sejam “zeradas” até o mês de maio. “Antes desta liberação já havíamos repassado quase R$ 2 milhões para 15 municípios do Sertão do Pajeú, Sertão do Moxotó e Sertão de Itaparica, no final de março. Todas as prefeituras que estiverem em dia com suas prestações de contas do fundo irão receber. Lembrando que, quando zerar este valor, na medida em que os municípios forem prestando contas, mais recursos estarão disponíveis”, afirmou Adilson.


Edital de Projetos – Também foram liberados recursos do Edital de Projetos da Seplag. O Governo do Estado liberou R$ 72 mil para o desenvolvimento de projetos executivos na área de abastecimento hídrico das zonas rurais dos municípios de Jupi e Pedra, no Agreste Meridional. Também foram repassados outros R$ 60 mil para Bom Jardim, no Agreste Setentrional, desenvolver projeto executivo na área de infraestrutura urbana.

Moda Center faz cobranças a Paulo Câmara

 

Foi realizado neste sábado (08), em Santa Cruz do Capibaribe, o evento “Pernambuco em Ação”, do Governo do Estado. Aproveitando a visita do governador, o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, em nome da Governança Empreendedora de Santa Cruz do Capibaribe (GEM), renovou algumas cobranças e protocolou outros novos pleitos junto ao executivo estadual.


Formada pelas entidades: CDL Santa Cruz, Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP, Moda Center Santa Cruz e Associação Santa-cruzense de Contabilistas – ASCONT, a Governança Empreendedora entregou o seguinte ofício:

Campina Grande sediará Congresso Brasileiro do Meio Ambiente 2017

O Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sediará, em novembro deste ano, o Congresso Brasileiro de Meio Ambiente e o III Workshop de Recursos Naturais do Semiárido 2017. O objetivo do evento é discutir os desafios dos biomas brasileiros frente às mudanças climáticas, bem como estimular novas tecnologias, colocando frente a frente técnicos e especialistas do Brasil e de outros países. Juntamente ao Congresso acontecem vários eventos paralelos, como plenárias, mesas redondas, exposição técnica, apresentações de trabalhos técnicos em sessões orais e de pôsteres.

 


As atividades são voltadas para estudantes de graduação, cursos técnicos e pós-graduação; professores e pesquisadores; ambientalistas; gestores públicos; e, representantes de organizações da Sociedade Civil.

 

 

O evento contará com a parceria da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Campina Grande, o Grupo de Pesquisa de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (SERGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o apoio do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, do Instituto Nacional do Semiárido e o Instituto Bioeducação, IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho e do IFPI- Campus Floriano.

 

 

Em breve, mais informações serão divulgadas no site http://www.ctrn.ufcg.edu.br/

Diogo Moraes visita obras do novo Plenário da Alepe

O primeiro-secretário da Alepe deputado estadual Diogo Moraes (PSB) visitou as obras do novo Plenário da Assembleia, o Edifício Miguel Arraes de Alencar, ao lado do presidente Guilherme Uchoa (PDT), comitiva de parlamentares e da equipe técnica responsável pela construção. Na ocasião, anunciaram o dia 14 de junho como a data de inauguração do prédio. O espaço tem cerca de cinco mil metros de área construída e contará com três plenarinhos, além de um auditório com capacidade para 142 visitantes.

 

De acordo com Diogo Moraes, no novo espaço também haverá salas de reuniões e de apoio administrativo, além de locais reservados à imprensa e estacionamento para 75 veículos. O Plenário contará com painel eletrônico moderno, similar ao do Senado Federal, que registrará todas as atividades parlamentares. “Investimos em equipamentos modernos, que permitirão aos deputados ter controle de toda a sessão eletronicamente. Com melhores recursos, o legislador poderá trabalhar com mais eficiência, oferecendo respostas mais rápidas às demandas da sociedade”, avalia o primeiro-secretário.

 

Segundo o parlamentar, a galeria destinada ao público que desejar acompanhar as Reuniões Plenárias terá capacidade para receber até 294 pessoas. Esse e todos os outros locais foram projetados para garantir a acessibilidade do edifício, equipado com elevadores e rampas que seguem os critérios estabelecidos pelos órgãos técnicos. “A grande marca deste prédio será a acessibilidade, tendo, inclusive, estrutura para deputados cadeirantes”, acrescenta Moraes.

 

Nilo Coelho – Com objetivo de reduzir os custos da Assembleia com aluguel de imóveis, o Edifício Senador Nilo Coelho, onde funciona o Anexo I da Assembleia, está sendo todo reformado. Quando entregue, em outubro deste ano, abrigará setores administrativos da Casa, estúdios de rádio e TV, novas salas para as Comissões Técnicas e um segundo auditório, com 98 lugares. O primeiro-secretário da casa avalia uma economia anual de cerca de R$ 4 milhões com a entrega dos imóveis locados para abrigar os setores administrativos.

 

Palácio Joaquim Nabuco – O deputado Diogo Moraes anunciou ainda que no dia 30 de junho deste ano será realizada a última Sessão Plenária no edifício histórico Palácio Joaquim Nabuco. No mesmo dia, será lançada oficialmente a restauração do edifício histórico, que se tornará um museu. Segundo o parlamentar, o projeto de restauração do Palácio já se encontra no Ministério da Cultura para captação de recursos da Lei Rouanet.

 

“Estamos propondo um projeto que permita a longevidade do Palácio Joaquim Nabuco, seguindo, inclusive, as orientações do IPHAN para adequação da estrutura para abrigar equipamentos que não existiam à época da construção do edifício, como elevadores e ar-condicionado. Para isso, serão construídas duas cúpulas de vidro na parte de trás do palácio, para retirar tudo que o instituto não concorda que exista. Vamos trazer a essência do prédio. Essa é a nossa concepção. Confesso que é um projeto encantador”, pontua o primeiro secretário.

O primeiro-secretário informa que empresas parceiras já sinalizaram interesse no projeto, a exemplo do banco Santander além de outras instituições. “O investimento do projeto é da ordem de R$ 36 milhões, que será custeado pela Lei Rouanet. Com a aprovação do projeto no Ministério da Cultura será possível dar prosseguimento à essa proposta que está sendo construída há mais de um ano”, finaliza Diogo Moraes.

Moda Center grava para Globo Repórter Histórico

Pela sua importância na consolidação do Polo de Confecções de Pernambuco, o Moda Center Santa Cruz fará parte de um Globo Repórter histórico. Nesta terça-feira (04), o síndico Allan Carneiro foi entrevistado por Francisco José, que visitou e conheceu de perto o empreendimento.

SENAI Santa Cruz do Capibaribe faz promoção pague um curso, faça dois

Neste mês de abril o SENAI Santa Cruz do Capibaribe está realizando uma promoção para quem está interessado em se capacitar na área de Vestuário. Este mês ao se inscrever para realizar o curso de Confecção de Peça Piloto, o estudante receberá o curso de Costureiro de Confecção em Série - Malha gratuitamente. As inscrições para o curso são presenciais na Unidade e devem ser feitas até o dia 17 de abril. Vagas limitadas.

 

Após a inscrição o primeiro curso a ser realizado é o de Costureiro de Confecção em Série – Malha. Ele tem duração de 160 horas e prepara profissionais para confeccionar artigos do vestuário e têxteis, operar máquinas de costura para o segmento de malha, trabalhando sob supervisão técnica e de acordo com as normas de qualidade, produtividade, segurança, saúde e preservação ambiental. Para fazê-lo, o interessado precisa ter idade mínima equivalente a 16 anos e conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental completo. As aulas estão previstas para começar no dia 17 de abril, no turno da noite.

 

Já o curso de Confecção de Peça Piloto o candidato precisa ter idade mínima de 16 anos e conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental completo e conhecimentos prévios em Modelagem e Costura Industrial. O curso tem duração de 80 horas e depois dele os estudantes saberão manipular máquinas, equipamentos e acessórios; ter noções de controle de qualidade; noções de corte para pilotagem; noções de modelagem; tabela de medidas; tipos de tecido; aspectos técnicos dos tecidos com e sem elastano; ficha técnica; interpretação e adaptação de modelos; pilotagem de peças do vestuário; controle dos desperdícios. As aulas começarão no dia 14 de junho e serão realizadas no turno da noite.

 

Para se inscrever é necessário preencher os requisitos descritos acima e se dirigir até a Unidade (Rua Maria Paulina da Conceição, 251, Nova Santa Cruz | Santa Cruz do Capibaribe - PE) com RG, CPF e cópias de comprovante de residência e escolaridade. O curso de Confecção de Peça Piloto custa R$ 575 reais, que pode ser dividido em até 10 vezes no cartão de crédito. Mais informações, pelo 0800 600 9606.

 


Por: Sheyla Florêncio da Silva