Tem 30 anos. Pós-graduado com Especialização em Assessoria de Imprensa pela Faculdade do Vale do Ipojuca, graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba.

Já atuou na Rádio São Domingos FM (Brejo da Madre de Deus) em 2007, na Rádio 101,9 FM (Santa Cruz do Capibaribe) de 2007-2008, na Estação Sat (Santa Cruz do Capibaribe) de 2008-2009 e atua até hoje na Rádio Vale AM. Onde desenvolve os trabalhos de produtor e apresentador do programa VALE MAIS.

Atualmente é o responsável pelo Blog do Melqui, assessor de imprensa do vereador Ronaldo Pacas, jornalista da Rádio Vale AM, diretor da Flipi Comunicação e assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Assistência Social de Taquaritinga do Norte. Entre em contato pelo blogdomelqui@hotmail.com ou pelo flipicomunicacao@gmail.com.

Acompanhe o Melqui Lima



Mural

Melqui Lima
A Voz do Brasil presta um grande serviço à sociedade. Mas se você não quer deixar de ouvir a transmissão de mais de 1/3 dos jogos da Copa que acontecerão às 19h e quer mais informação de trânsito, música e entretenimento nesse horário, a voz do seu deputado precisa falar por você. Essa é a hora! O Brasil quer a flexibilização do horário da Voz do Brasil votada e aprovada. Particip...
Terça, 22 Abril 2014 17:35
Melqui Lima
Super Manhã - de segunda à ***ta, a partir das 8h da manhã. Tarde Livre - de segunda à ***ta das 14h às 16h. Participe pelos telefones 3731-4033 ou 9275-6290
Quarta, 12 Março 2014 16:44
Deixe o seu recado!

Diogo Moraes destaca atuação da Alepe para aprovar novos Projetos de Lei voltados para segurança dos pernambucanos

Nesta sexta-feira (17), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou da solenidade que anunciou novos investimentos do Governo de Pernambuco para ampliar o policiamento no interior do Estado, no Palácio do Campo das Princesas. O evento contou com a assinatura dos Projetos de Lei para a criação do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º BIEsp), da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM) e do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM). Há três dias, em Caruaru, o parlamentar esteve, ao lado do governador Paulo Câmara, na inauguração do 1º BIESP, em Caruaru, que vai atender toda região do Polo de Confecções do Agreste.


De acordo com o deputado estadual Diogo Moraes, com a assinatura dos Projetos de Lei e encaminhamento em regime de urgência, a Assembleia Legislativa de Pernambuco dará prioridade máxima à questão. “A Assembleia fará um esforço concentrado, como sempre fez nas questões mais importantes para Pernambuco, para, após passagem pelas comissões pertinentes, seja posto para discussão, votação e aprovação em Plenário. A expectativa é que, após as comissões, a gente aprove dentro de uma semana, e em seguida, entregar ao governador Paulo Câmara para sanção”, explica o deputado Diogo Moraes, também primeiro-secretário da Alepe.


De acordo com o governo, as medidas integram o Plano de Segurança e reforçam o compromisso do Governo no combate à violência e ao crime organizado em Pernambuco. Para o interior pernambucano, destacam-se o 2º BIEsp, que terá sede em Petrolina, com atuação no Sertão e a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ª CIPM), com atuação na Microrregião de Garanhuns e na Mesorregião do Agreste. “O trabalho é incansável. É diário. Em busca de alternativas para enfrentamento da criminalidade e da violência, que aumentou em todo o Brasil. Vamos ter batalhões especializados tanto na RMR, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. E isso com certeza dará respostas importantes no combate à criminalidade”, ressaltou Paulo Câmara.

Faculdade do agreste realiza realiza 1ª Semana de Inovação e Tecnologia

Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza, entre os dias 20 e 23 de novembro, a 1ª Semana de Inovação e Tecnologia, que debaterá o tema ‘’Caruaru no cenário tecnológico’’. O evento será realizado pelos cursos tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marketing e Design de Interiores, no horário das 19h às 22h, no auditório e em salas de aula da instituição. Além de alunos, o evento é voltado para pessoas interessadas nos temas que serão abordados nas atividades. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site da UNINASSAU. Os participantes devem levar um quilo de alimento não-perecível.


O principal objetivo da Semana de Inovação e Tecnologia é apresentar e discutir temas relacionados à temática, além de apresentar ao corpo discente e demais participantes o cenário promissor, sob o ponto de vista da trabalhabilidade, no setor de tecnologia da informação em Caruaru.


A programação do evento conta com palestras como "Dia a dia de uma fábrica de software no século XXI" e "Como sua ideia pode mudar o mundo"; mesa-redonda sobre o tema geral do evento, com participação de representantes da Câmara dos Vereadores, Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, Tapioca Valley e Porto Digital, entre outros. Ainda haverá palestra sobre Inovação e Startups e oficinas ministradas por professores da UNINASSAU e por empresas convidadas. O Startup UNINASSAU, concurso com mentores e apoiadores, integra também a programação preparada para os três dias de evento.


A coordenadora dos cursos tecnólogos da UNINASSAU Caruaru, Jéssica Bezerra, explica que o evento surgiu diante da proposta de trabalhar uma maior discussão acerca da tecnologia e da informação. "Discutiremos as várias possibilidades de melhoria de vida pessoal e profissional através dessas inovações, que também garante oportunidades de uma melhor convivência na sociedade tão globalizada e informatizada em que vivemos nos dias de hoje", comenta.


Parceria


A Tapioca Valley — movimento que visa criar um parque de tecnologia no Agreste, semelhante ao Porto Digital do Recife — é uma das empresas que apoia o evento e oferece o concurso de startups, com mentorias, banca avaliadora e acompanhamento dos projetos. O professor da UNINASSAU Caruaru Rafael Henrique, que também é presidente da empresa, ressalta a importância da realização de eventos como esse. "A Semana Inovação e Tecnologia da UNINASSAU, ao mesmo tempo que leva aos alunos e comunidade tecnológica de Caruaru a vivência e experiência de profissionais atuantes no mercado, discute temas importantes para a construção de um ecossistema tecnológico que seja capaz de produzir boas ideias e negócios sólidos na nossa região’’, ressalta.

Projeto que trabalha a prevenção ao diabetes já beneficiou mais de 600 e ocorre pela quinta vez

Testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação e emissão e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) são alguns dos serviços ofertados pelo Projeto Dia do Azul – Dia Municipal de Combate ao Diabetes.



De autoria do primeiro-secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Ronaldo Pacas (PR), o projeto é originado na Lei Municipal 2246/2013 e acontece pela QUINTA vez consecutiva. Até hoje foram cerca de 620 cidadãos contemplados com a ação durante as edições anteriores.



Esse ano o evento ocorre em 17 de novembro, com início às 8h na Câmara Municipal de Vereadores (Rua Manoel Rufino de Melo – 100 –Centro) e palestras com nutricionista, cardiologista, biomédica, psicóloga e profissional de Educação Física.



De acordo com o autor do projeto, vereador Ronaldo Pacas, o evento tem o intuito de auxiliar a população ofertando informação correta e testes rápidos de detecção da doença. “Sabemos que o diabetes é uma doença silenciosa, perigosa, porém é preciso destacar que ela é de fácil convivência, desde que se descubra a tempo. Do contrário, sérios problemas podem acontecer com a saúde da pessoa que insiste em não querer saber que tem diabetes. Esse projeto é de suma importância, pois nos viabiliza de prestar esse serviço à população”, explicou.



O projeto acontece com o suporte e apoio da Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião os presentes ainda desfrutam de um café da manhã e um momento bem dinâmico de ginástica laboral.

PE-160 recebe melhorias entre Santa Cruz e Jataúba

Após solicitação do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), foram iniciadas, na última semana, as obras de melhoria no trecho urbano da PE-160, com o tapa-buracos autorizado pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE).


A ação foi iniciada a partir de um pleito do deputado Diogo Moraes junto à Secretaria Estadual de Transportes e DER. Ao todo, a restauração irá até o município de Jataúba, garantindo melhor condições de tráfego na via.


O deputado Diogo Moraes falou da ação do Governo do Estado. “A melhoria da PE-160 é necessária para amenizar os transtornos que ocorrem enquanto a duplicação da PE-160 não chega a essa localidade. Juntamente com a melhoria da PE-130, a restauração compreende um pedido nosso ao Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira”, disse.


Após a conclusão dos trabalhos na PE-130, entre Taquaritinga do Norte e Vertentes, toda a equipe de restauro asfáltico será destinada para finalizar a recuperação da PE-160.


Foto: Jefferson Lulu

Representantes do Polo de Confecções discutem com secretário da SDS medidas para a segurança dos clientes

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, recebeu na tarde desta terça-feira (24) uma comitiva de representantes do Polo de Confecções para discutir ações específicas para a segurança dos comerciantes e clientes durante a alta temporada na região, quando os principais centros de compras realizam suas feiras aos domingos e segundas, no período de 5 de novembro a 17 de dezembro.


Provocada pela união da classe empresarial da região, a reunião foi intermediada pelo deputado Diogo Morais (PSB) e aconteceu na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. Nos últimos anos, sempre no período que antecede o aquecimento das vendas, as entidades representativas da indústria e comércio do polo têm se reunido para discutir a problemática. “Nós expusemos ao secretário as demandas peculiares que surgem na região durante a alta temporada. Vamos aguardar e continuar buscando apoios e mecanismos que venham a garantir uma maior segurança dos nossos clientes e comerciantes nesse período”, disse Allan Carneiro, síndico do Moda Center.


De acordo com Antônio de Pádua, o encontro foi importante principalmente para que o secretário pudesse compreender melhor a dinâmica do comércio na região. “É importante a Secretaria de Defesa Social ter o diagnóstico para que possa efetivamente apoiar de alguma forma com o policiamento ostensivo e investigativo”, disse. “Nós recebemos a demanda hoje e vamos analisar a possibilidade de aumentar o efetivo na área, justamente para dar essa segurança e proteção aos compradores e vendedores. Sem dúvida, iremos estudar a elaborar um planejamento para tentar, da melhor forma possível e com as condições que temos, apoiar na segurança”, completou.


O deputado Diogo Morais disse que já havia tratado com o secretário sobre a necessidade de se ampliar a atenção do Estado quanto à segurança do polo. “Eu já havia conversado com o secretário anteriormente. Na medida do possível, sempre somos atendidos. No ano passado, tivemos a operação Feira Forte e esse ano pretendemos ter algo com mais intensidade. O secretário sinalizou positivamente que vai planejar com as polícias e esse plano tem que ser analisado anualmente, fazendo apenas adequações”, considerou.


O diretor de empreendedorismo de CDL Santa Cruz, Bruno Bezerra, avaliou de forma positiva a reunião com o secretário. “Foi muito importante para mostrar ao novo secretário de Defesa Social a necessidade de unirmos esforços no sentido de criar uma estratégia para reforço na segurança das feiras de final de ano no Moda Center e Calçadão. Apresentamos uma proposta com informações e ações estratégicas nas rodovias e entorno do Moda Center. Agora vamos articular e cobrar efetivação”, pontuou.


Também participaram da reunião os gerentes de segurança e o analista comercial do Moda Center, Walmir José e Neilton Gomes, respectivamente; o presidente da CDL Santa Cruz, Valdir Oliveira; e o presidente do Parque das Feiras de Toritama, Prudenciano Gomes.

Diogo Moraes integra comitiva do Governo do Estado em maratona de inaugurações pelo Sertão

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou, nessa sexta-feira (20), da agenda de entrega de obras do Governo de Pernambuco, ao lado do chefe do executivo estadual, Paulo Câmara, no Sertão do Moxotó. A comitiva iniciou o roteiro de inaugurações no campus da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), em Arcoverde. O equipamento teve investimentos de mais de R$ 6 milhões, cuja estrutura conta com 20 salas de aula, laboratório de informática, 12 consultórios odontológicos, salas de radiologia e de vídeo conferência. A unidade atenderá estudantes universitários do Sertão e Agreste do estado.


O governador Paulo Câmara também oficializou a renovação da frota de viaturas do 3° Batalhão da Polícia Militar. Esse ano serão 26 viaturas ao todo. Ainda em Arcoverde, foi inaugurada a da quadra coberta da Escola Estadual Noé Nunes Ferraz. Um investimento de cerca de R$ 494 mil.


A comitiva visitou as obras da Adutora do Moxotó que captará água no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco na Barragem do Moxotó, em Sertânia. A obra, orçada em R$ 100 milhões, terá 70 quilômetros de extensão e irá beneficiar o município de Arcoverde, no Sertão, e com a interligação com a Adutora do Agreste será possível abastecer Pesqueira, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano e São Bento do Una, no Agreste.


Em Sertânia, ocorreu a entrega do Contorno Viário Governador Eduardo Campos, obra considerada a maior do município e é um pleito antigo dos moradores e lideranças da cidade. Localizado no trecho entre a divisa PE/PB (Pernambuquinho Km-0) e o entroncamento da BR-232 (Cruzeiro do Nordeste), do quilômetro 61,4 ao 68,9, o contorno evitará que cerca de dois mil caminhões circulem pelo centro de Sertânia mensalmente, o que beneficiará diretamente, pelo menos, 35 mil pessoas.


Na ocasião, Diogo enfatizou a agenda positiva desenvolvida ao longo do dia pela comitiva. “O governador Paulo Câmara inaugura hoje, uma das maiores obras viárias da história de Sertânia, o Contorno Eduardo Campos, que vai dar conforto a quem mora na cidade e agilidade a quem transporta mercadorias pelas estradas pernambucanas. Sertânia passará a ter um maior patamar de desenvolvimento. Visitamos obras importantes da Adutora do Moxotó, vimos inauguração de quadra poliesportiva, a Universidade de Pernambuco se espalhando pelo interior do Estado. É isso que esse governo faz e nós estamos fazendo na Assembleia Legislativa, aprovando os projetos necessários para a mudança na vida do povo pernambucano”, finalizou.


Para o prefeito Ângelo Ferreira o sentimento é de gratidão pela concretização do contorno viário. “O sentimento hoje é de agradecimento. Vamos caminhar muito ainda juntos, lutando por Sertânia e todo Sertão. Hoje é dia de alegria. Obrigado governador Paulo Câmara e parabéns Sertânia por essa obra que recebe agora”, disse.


Por sua vez, o governador Paulo Câmara afirmou que mais ações ainda virão para a região. “Hoje estamos entregando essa obra que beneficiará toda a região e muita coisa ainda virá. Temos ainda muita coisa para fazer pelo Sertão. Vamos ver a questão do distrito industrial com terreno do Estado que possa ser cedido ao município e a partir daí a gente fazer um planejamento com a ajuda dos nossos parlamentares estaduais e federais para gente impulsionar a indústria e ajudar a região a gerar emprego e renda”, afirmou.


Fotos: Jefferson Lulu

Agilidade na entrega dos resultados

PROCEDIMENTOS REALIZADOS

- HEMATOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- IMUNOLOGIA
- HORMÔNIOS
- UROANÁLISES
- PARASITOLOGIA
- MICOLOGIA
- MICROBIOLOGIA
- BIÓPSIAS
- CITOLOGIA
- TESTE DO PEZINHO
- TESTE DE PATERNIDADE (DNA)
- TOXICOLÓGICO DO DETRAN
- ELETROCARDIOGRAMA

Rua Julia Aragão, 266
Bairro Novo (Rua da CDL)
Santa Cruz do Capibaribe - PE
FONE: 3731-7731

Moda Center é destaque no programa 2+1 da TV JC

Na tarde desta terça-feira (17), o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, foi o entrevistado do colunista Fernando Castilho e da repórter de Economia do Jornal do Commercio, Angela Belfort, no programa 2+1 #EconomiadeUmJeitoFacil.
 
Transmitido ao vivo, toda terça-feira, às 15h, pela TV JC – o canal de conteúdo do Sistema Jornal do Commercio, o programa tem duração de 20 minutos e é exibido simultaneamente no Facebook e no Youtube do SJCC.
 
Allan falou sobre o case de sucesso do Moda Center, as expectativas para o futuro do Polo de Confecções, os desafios, a capacidade empreendedora do povo da região, além das mudanças de comportamento do cliente que, dentre outros aspectos, tem comprado cada vez mais por meio da internet.
 
"Tivemos uma grande oportunidade de expor detalhes da dinâmica do Polo de Confecções para dois dos principais jornalistas do Estado e mais uma vez espaço num dos principais meios de comunicação de Pernambuco", disse Allan.

 
Assista à entrevista na íntegra:

Veja também:
 
 

Moda Center solicita melhorias para rodovias do Polo de Confecções

Na manhã desta sexta-feira (13), o síndico interino do Moda Center Santa Cruz, José Mariano Brito, acompanhado dos também diretores Tales Nery Maia e de Paulo Nascimento, entregaram ao deputado estadual Diogo Moraes (PSB) ofício reivindicando apoio do parlamentar para que cobre dos órgãos competentes uma ‘operação tapa-buracos’ na BR-104, no trecho onde termina a duplicação da rodovia federal até o trevo de Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte). Esse perímetro se encontra com inúmeros buracos, dificultando o tráfego de veículos e aumentando os riscos de acidentes.


Os diretores levantaram também a preocupação quanto à prática de assaltos no referido trecho, visto que os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade para passar pelos buracos.

No ofício também foi reforçada a necessidade de conclusão da duplicação da PE-160, já que a alta temporada no Polo de Confecções de Pernambuco começa no próximo dia 5 de novembro com a realização das feiras aos domingos e segundas, o que eleva de forma considerável o fluxo de veículos nas duas rodovias.

Alepe e administração de Fernando de Noronha firmam nova parceria para capacitação de servidores

Dando continuidade à parceria firmada entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco e a Administração de Fernando de Noronha, o primeiro-secretário da Alepe, deputado estadual Diogo Moraes (PSB), se reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), com o presidente do Conselho Distrital da ilha, Ailton Júnior, e o conselheiro Milton Luna. Na reunião, os representantes de cada entidade discutiram novas parcerias importantes para o arquipélago, como a capacitação de servidores através da Escola do Legislativo da Casa Joaquim Nabuco.


De acordo com Diogo Moraes, a Assembleia Legislativa de Pernambuco vai promover novos cursos de capacitação direcionados ao conselho e a estrutura administrativa de Fernando de Noronha, como já foi realizado em outras ocasiões. “Definimos que até novembro levaremos dois cursos para beneficiar o corpo técnico. Também iremos planejar junto aos gestores de Noronha mais ações para 2018. Essas ações fazem parte de uma parceria que já temos com o arquipélago”, informou Diogo Moraes.


Os cursos ainda serão definidos através de um plano de trabalho que será elaborado pelos representantes da ilha. Através da Escola do Legislativo, a Casa de Joaquim Nabuco já forneceu aulas de oratória, orçamento e finanças públicas, prestação de contas e gestão de documentos para os conselheiros do arquipélago.


Foto: Divulgação

OAB Pernambuco entrega à Secretaria de Defesa Social diagnóstico sobre segurança pública no estado

O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, entregou na tarde desta quarta-feira (11) ao secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, o diagnóstico que a instituição produziu sobre a atual política de segurança pública em Pernambuco. Elaborado pela Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) da OAB-PE, após um amplo estudo de campo e de mapeamento de informações de diversas fontes, o documento traz, entre outros pontos, uma série de sugestões em diversas esferas para reduzir os números da violência no estado.


O material apresentado é resultado de sete meses de atividades ininterruptas por parte da Cesp. O grupo foi representado na reunião pelo presidente João Olímpio Mendonça, o vice Leonardo Oliveira e o membro Eduardo Dias da Silva Jordão Emerenciano. “Os trabalhos foram focados na identificação objetiva das causas da crise na segurança pública evitando-se a politização das discussões. Nesse sentido, a Comissão ouviu autoridades, especialistas e entidades relacionadas com a temática”, comentou João Olímpio Mendonça.


Entre as indicações do estudo relacionadas à Secretaria de Defesa Social estão a revisão do atual plano de segurança pública estadual, conhecido como Pacto pela Vida. O relatório propõe ainda iniciativas como instituir canais permanentes de diálogo com a sociedade civil organizada sobre temas relativos à questão, o aprimoramento do diálogo com as bases das carreiras policiais e o restabelecimento da mesa permanente de negociação entre o Governo do Estado e os órgãos que operam a segurança pública.


O secretário Antônio de Pádua agradeceu e reconheceu a importância da iniciativa da OAB-PE. Ele se comprometeu a encaminhar o diagnóstico para as equipes da área técnica na SDS a fim de identificar o que, se já não estiver em andamento, pode ser aproveitado pela gestão. O presidente Ronnie Duarte aproveitou para antecipar ainda que, no início de 2018, a OAB-PE realizará um Encontro Estadual de Segurança Pública.

 

Foto: 

O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, comenta o relatório da Comissão Especial de Segurança Pública (Cesp) da entidade com o secretário estadual de Defesa Social Antônio de Pádua.

Alunos e professora do Senai Santa Cruz do Capibaribe ganham prêmio no Naíde Teodósio

Os alunos da Escola Técnica SENAI de Santa Cruz do Capibaribe Aparecido Pereira do Nascimento, Dan Cavalcante de Almeida, Lívia Cristina Chagas de Oliveira e a docente Joana Mirian de Souza foram premiados no X Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero.


Através de uma ação promovida pela Escola Técnica SENAI Santa Cruz, mediada pela docente Joana Souza também ganhadora do prêmio na categoria Relato de Experiência Pedagógica, os alunos foram incentivados a participar do concurso, recebendo apoio para elaboração dos seus trabalhos.


Pelo décimo ano consecutivo, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher) e as Secretaria de Educação (SEE); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI); Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) se unem para estimular a produção científica na área de gênero como forma de prevenção e conscientização da sociedade de que qualquer forma de discriminação, preconceito ou não aceitação das diferenças contribuem para gerar violência.


Redações Premiadas:


APARECIDO PEREIRA DO NASCIMENTO - LIMITAÇÃO BIOLÓGICA VERSUS OPORTUNIDADES DA SOCIEDADE
DAN CAVALCANTE DE ALMEIDA - PARADIGMAS RURAIS: A LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA MULHER NO CAMPO
LÍVIA CRISTINA CHAGAS DE OLIVEIRA - ESTEREÓTIPOS FEMININOS CRIADOS PELA MÍDIA.


Relato de Experiencia Pedagógica:


JOANA MIRIAN DE SOUZA - ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO: A INFLUÊNCIA DOCENTE SOBRE A CONSTRUÇÃO DE OPINIÕES SADIAS NAS DISCUSSÕES DE GÊNERO NA ESFERA ESCOLAR


Em dezembro, todos os premiados irão participar de uma solenidade para a entrega dos prêmios.


Texto: Joana Souza

​​​​​​​​​​​​​​​​​​Bolo de onze metros marca o 11º aniversário do Moda Center

Os onze anos do Moda Center Santa Cruz foram comemorados com um bolo de onze metros de comprimento e mais de 300 kg. Um grande número de pessoas compareceu ao local para degustar o bolo que foi servido com mais de 400 litros de refrigerante.

 

Enquanto as pessoas cantaram parabéns, uma queima de fogos abrilhantou ainda mais o momento, que aconteceu às 16h desta segunda (9), no corredor central, entre as praças de alimentação dos setores Azul e Laranja. Esse é o quarto ano seguido que o evento acontece para marcar o aniversário do centro atacadista.

 

Além do público presente, formado por condôminos e cientes, o síndico Allan Carneiro, também se fez presente, acompanhado dos diretores Mariano Brito, Tales Nery, Josivan Ramos, Fátima Nascimento, José Gomes Filho, João Ramos e Paulo Estevão. O gerente geral George Pinto e colaboradores de todos os departamentos prestigiaram o momento.

 


“Toda a diretoria está muito feliz por mais essa data especial. Há 11 anos o Moda Center era inaugurado e a gente tem esse privilégio de hoje poder comemorar. Esse é o quarto ano que a gente promove esse evento e cada vez mais pessoas participam. Momentos como esse aproximam cada vez mais os condôminos da diretoria. Nós estamos toda a semana no parque, mas por ser o Moda Center grande, acabamos não tendo aquele contato mais direto com os condôminos, e em eventos como esse o condômino sente a presença da diretoria”, comentou Allan Carneiro.

Polo de Confecções ganhará voos comerciais

O Agreste de Pernambuco está mais perto de ser incluído na rota dos voos comerciais do país. Foi o que anunciou durante seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado, na tarde desta segunda-feira (9), o deputado Diogo Moraes (PSB).

De acordo com Moraes, o Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, está aguardando o final do processo de certificação para começar operar os voos, inicialmente pela companhia Azul Linhas Aéreas. Estima-se que, ainda esse ano, o Polo de Confecções do Agreste já esteja contando com esse novo incremento para impulsionar a economia da região.


“Os voos com destino a Caruaru irão beneficiar toda a cadeia têxtil do Polo de Confecções do Agreste. Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Taquaritinga do Norte e tantas outras cidades poderão contar com esse aumento do fluxo de comerciantes e turistas, além da praticidade que a mobilidade da região irá ganhar”, disse.


Diogo também registrou que o Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada, também irá receber voos comerciais, o que conectará todo interior do estado à rota dos voos nacionais.


“Serra Talhada é considerada o quarto polo médico do estado, com grande oferta de especialistas, clínicas, hospitais e serviços de saúde, ou seja, a estrutura que existe hoje poderá ser ampliada com o natural aumento de visitantes ao município e a todo o Sertão do Pajeú”, concluiu.


ROTA INTERNACIONAL - Além das operações regionais, a Azul ofertará novos voos internacionais partindo do Recife. São dois com destino à Argentina, para as cidades de Rosário e Córdoba e um voo para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Pernambuco passa a contar com 27 conexões internacionais, se consolidando como o 2º maior centro desse tipo de conexão no Brasil.


As novas rotas foram firmadas através da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e a empresa Azul.


Foto: Roberto Soares

A FASHION WEEK DO AGRESTE

Texto: Aline Ramos | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Em meio às lojas e boxes do maior centro atacadista de confecções do Brasil, modelos desfilavam as últimas novidades de mais de 30 marcas pernambucanas, na segunda edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP) promovido pelo Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano. O evento que teve início no dia 1º e que segue até este sábado, reuniu um público de mais de 100 mil pessoas entre empresários, influenciadores digitais, moradores da região, microempreendedores e interessados de várias partes do estado, além de grandes nomes do cenário fashion para entender e trocar ideias sobre moda, negócios e cultura.


Modernismo, histórias e tradição se misturaram na passarela durante a semana de moda do Agreste. O santa-cruzense, radicado há 11 anos em São Paulo, Jorge Feitosa, 38 anos, que participou do reality show Caixa de costura, do GNT, foi o responsável por apresentar dois desfiles conceituais. Ele trouxe para a passarela Sulanca, uma coleção de moda masculina que faz referência às suas memórias de infância, já que o estilista cresceu numa cidade em que quase todos os habitantes trabalhavam com confecção, inclusive seus pais e avós. “Parti dessa viagem com minha cabeça de moleque, aquele, que de vez em quando ‘ralava a canela’ por entre as ripas dos bancos de feira, enquanto corria sobre eles”, relembra. Com modelagens amplas, construídas com retalhos e com acabamento impecável, as peças desmistificam que roupas de feira são de má qualidade.


Já O caso da torre, linha feminina criada pelo estilista pernambucano, foi inspirada numa torre de alta tensão e também faz uma homenagem à sua avó paterna, Maria Tereza da Conceição, a quem ele chamava de “vovó de Pão de Açúcar”, por ela morar na Vila de Pão de Açúcar, que fica no município de Taquaritinga do Norte. “Desde criança eu olhava para a torre, que ficava perto de casa e imaginava que era uma mulher gigantesca. Isso sempre foi uma referência de moda para mim. Foi a partir daí que surgiu essa coleção. Minha avó fazia parte do Apostolado da Oração e essa religiosidade sempre foi muito presente na vida dela. Ela sempre usava nesse grupo uma roupa branca e uma fita vermelha com uma medalha e foi daí, que surgiu as cores para as peças que desenvolvi”, conta. “Sem dúvida foi gratificante voltar à Santa Cruz e mostrar minha arte”, finaliza Jorge.


O EMP também proporcionou palestras e debates. Entre os nomes escolhidos estavam o apresentador de TV e consultor de moda, Arlindo Grund, e o diretor criativo da São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges. Arlindo abordou o tema Cenários e tendências de moda, onde focou no que as lojas estão vendendo e como as peças funcionam para cada tipo de corpo, para que o consultor, vendedor ou comprador entendam como usar e recomendar os itens do momento.


Já Paulo Borges falou sobre os impactos dos novos comportamentos que estão transformando a dinâmica da moda, do ponto de vista de criação e de negócios, no Brasil e no mundo, usou o como benchmarking, o processo de construção de uma semana de moda e os 22 anos da SPFW. “Achei o projeto fabuloso. Para evoluir, principalmente na área de moda, você tem que estar o tempo todo se revendo, inovando, pensando. A gente fala o tempo todo que moda é informação, moda é cultura e moda é educação. Quem participa, sai de uma outra forma, gerando uma transformação em cadeia”, pontuou.


Fonte: Diário de Pernambuco - Edição impressa de 07 e 08/10/2017.

Escola Dinâmica realizará mais uma divertida Noite do Pijama nesta quarta-feira (11)

O evento mais aguardado pela criançada da Escola Dinâmica está chegando, nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, ás 19 horas, acontece a 'Noite do Pijama 2017'. A noite cheia de diversão acontece tradicionalmente em comemoração ao Dia das Crianças, um presente proporcionado pela instituição.

"Está tudo pronto e teremos novidades para a Noite do Pijama 2017. As crianças adoram esse evento, desde o início do ano algumas já perguntam quando vai acontecer, por isso, fazemos de tudo para fazer dessa noite um momento inesquecível para eles", explica a coordenadora da Educação Infantil, Zivocléia Leite.


Este ano, personagens vivos prometem animar a galerinha com muitas músicas e danças, além disso, pipoca, algodão-doce e parques de diversão garantem a alegria da criançada que dorme na escola e também recebem janta e café da manhã. Para participar é só adquirir o kit do evento na secretaria da escola, o kit inclui pijama, travesseiro e acesso aos brinquedos.


O evento vem ficando maior a cada ano e edição deste ano promete ser pura diversão.

Espaço digital e interativo reúne o universo do saneamento em Pernambuco

Já está aberto para visitação o Universo Compesa, um ambiente digital interativo, que combina informação e recursos tecnológicos para apresentar a história, os investimentos feitos pelo governo do estado, através da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa e a visão de futuro da empresa. Trata-se de um espaço inovador, uma referência em conhecimento sobre o saneamento no estado. Com 150 metros quadrados de área, o Universo Compesa foi pensado para atender o público com conforto, e oferece visitas mediadas para todas as faixas etárias, desde alunos do Ensino Fundamental, escolas técnicas, universidades, até entidades sociais e grupos de empresas. O espaço está localizado no térreo da sede administrativa da Compesa, situada na Avenida Jayme da Fonte, em Santo Amaro, e tem entrada gratuita.


Duas estações multimídias, com recurso touch scream, permitem acessar o acervo virtual da companhia como fotografias, documentos, depoimentos, galeria de presidentes e bibliografia especializada no segmento de saneamento (que estará disponível para download). No espaço, um telão projeta o mapa do estado para visualizar a exata dimensão de todos os sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário operados pela Compesa. O público também tem à disposição três maquetes em 3D, com navegação simples e interativa, de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) e da simulação do funcionamento do hidrômetro.


Além disso, o objetivo da companhia em universalizar seus serviços no estado, até o ano de 2036, pode ser acompanhado numa ampulheta d'água. "A nossa ideia é que o Universo Compesa entre para o roteiro de visitação da cidade do Recife. Vamos lançar novas edições temáticas, a cada ano, visto que o nosso acervo é muito rico. O espaço foi criado dentro da proposta de transparência para que a população, alunos e professores dos estabelecimentos de ensino possam acessar todo conhecimento e expertise em água e esgoto da empresa", explica Aldo Santos, diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, pontuando que o Universo Compesa oferece acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.


Um grande mural documenta a história de forma ilustrada e segue a ordem cronológica, desde o momento que o saneamento se tornou um serviço público, em 1938, com a fundação da Companhia do Beberibe. O mural apresenta ainda peças do acervo da Compesa, como hidrômetros mecânico, multijato e eletrônico, barômetro e exemplares das primeiras contas de água. “Eu não sabia que dava tanto trabalho para fazer a água chegar na nossa casa. Também aprendi que são muitos processos para tratar o esgoto e devolver a água para natureza. Foi muito enriquecedor vir aqui e conhecer melhor o universo do saneamento”, disse a estudante de Enfermagem Nilma Ferreira, 20 anos, que participou da visita mediada com a turma da Escola Técnica de Enfermagem Irmã Dulce. “O espaço é muito bem equipado, tem bastante informação e recursos tecnológicos. Achei muito positivo saber que a Compesa tem um plano de trabalho para levar o esgotamento sanitário a 90% da população da nossa região. Isso é muito importante, saneamento significa saúde e uma vida mais digna para todos”, observou a estudante Laryssa Maysa Galvão, 20 anos.


No espaço do futuro, um grande painel de videowall, com dez telas e cinco metros de largura, exibe os próximos projetos da companhia, informando estatísticas e metas. Um dos ambientes mais curiosos do Universo Compesa é a "Cápsula do Tempo", que armazena mensagens deixadas pelo público para as gerações futuras, e que servirão como inspiração para novas ações da companhia. A visitação termina com o simpático Robô Bio, que propõe a participação em jogos educativos sobre a água - com o apoio de uma projeção holográfica - promovendo a conscientização para a responsabilidade socioambiental. Além de visitar o Universo Compesa, os visitantes também podem participar de atividades socioambientais, como jogos educativos.

Miss Plus Size Fashion acontece neste sábado (7), em Caruaru

No próximo sábado (7), o Caruaru Shopping servirá de palco para a realização do Miss Plus Size Fashion. O concurso é destinado às mulheres que vestem roupas acima da modelagem GG e desejam manter-se bem informadas sobre o universo Plus Size. Na ocasião, 10 candidatas estarão disputando o título de Miss Plus Size Fashion Caruaru 2017. O concurso acontecerá a partir das 17h, no Pavilhão de Evento do Caruaru Shopping.

Para o concurso, as concorrentes desfilarão com roupa casual, roupa de banho e traje de gala. O júri, formado por figuras de relevância no meio – entre Eduardo Santos, ilustrador de mulheres Plus; a blogueira Camila Lima; a estilista Priscila Guimarães, entre outros – apontarão as candidatas vencedoras. Um dos prêmios será o passaporte para participar da etapa estadual que será realizada no dia 3 de novembro, no Recife, no teatro do Imip.


Como se ainda não bastasse, o público presente terá a oportunidade de acompanhar uma apresentação musical especial, com um repertório recheado de muita música de qualidade. Para os interessados em acompanhar os desfiles, a entrada é gratuita. O pavilhão de Eventos do Caruaru Shopping está localizado no piso superior do centro de compras e entretenimento.

Terceiro dia do EMP voltado para a qualificação dos empreendedores do Polo de Confecções

O terceiro dia do Estilo Moda Pernambuco – EMP 2017 foi voltado para a qualificação dos empreendedores e profissionais do Polo de Confecções de Pernambuco. Três destacados profissionais falaram para o público que lotou o Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz, onde o EMP está sendo realizado: Walter Campos, diretor de vendas da Cielo, o idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e o estilista e professor de moda do Senac Pernambuco, Luiz Clério.

Campos abriu a noite falando sobre o tema “A moda é vender mais e encantar clientes”, mostrando como a tecnologia pode ajudar a tornar a experiência de compra voltada cada vez mais para o relacionamento com o cliente. “Entregar o que o cliente precisa é surpreender”, ressaltou.

 

Com o tema “A moda está no Agreste ou o Agreste está na Moda?”, o professor Luiz Clério abordou a importância da moda enquanto conceito. “Em tempos de crise, é comum as marcas focarem apenas no lado comercial. No entanto, é importante analisar como será daqui para frente, e entender que o processo de criação é fundamental”, comentou o professor do Senac-PE.

“Desenvolver produtos de moda é pensar e fazer diferente. É preciso mostrar que o conceitual é tão importante que o comercial mostrar santo de casa faz milagre sim”, complementou. Para exemplificar, ele citou o Coletivo TABs, de designers de moda e marcas locais que vem fazendo um trabalho de experimentação e desconstrução da moda feita no polo de confecções de Pernambuco, construindo um novo olhar sobre o que é feito localmente.


O encerramento da noite ficou a cargo de Paulo Borges. Para falar sobre os impactos dos novos comportamentos que estão transformando a dinâmica da moda, do ponto de vista de criação e de negócios, no Brasil e no mundo, usou o como benchmarking o processo de construção de uma semana de moda e os 22 anos da São Paulo Fashion Week (SPFW).

 

Ele aproveitou para falar para o público presente sobre a importância do EMP para o desenvolvimento da moda no Polo de Confecções Pernambuco. “Achei o projeto fabuloso. Imagino o esforço que seja organizá-lo. As pessoas ficam muito numa zona de conforto. E para evoluir, principalmente na área de moda, você tem que estar o tempo todo se revendo, inovando, pensando. A gente fala o tempo todo que moda é informação, moda é cultura e moda é educação. Então esse projeto está trazendo educação para as pessoas, transformação. Quem participa, sai de uma outra forma, gerando uma transformação em cadeia”, declarou.

Borges comentou, ainda, que pequenos, médios e grandes produtores têm acesso, atualmente, à mesma informação e, por isso, às mesmas oportunidades, embora em contextos econômicos diferentes. “O pequeno e o grande produtor de moda hoje contam com as mesmas ferramentas em mãos do ponto de vista da informação. O que cada um precisa ter está dentro de si, a curiosidade, o foco, a perseverança, a alma que está ligado àquilo que gosta de fazer. E aí, isso vem de dentro. Por fora todos têm as mesmas ferramentas. Hoje é importante ficar claro que todo mundo tem a mesma possibilidade, porque tem acesso às mesmas informações”, comentou.


CONTINUAÇÃO - O EMP 2017 continua nesta quinta-feira (5/10), a partir das 19h, com uma ampla discussão sobre os rumos da economia da região. Na programação, o painel ‘O futuro do Polo de Confecções’, com presenças confirmadas dos prefeitos das principais cidades do polo (Edson Vieira de Santa Cruz do Capibaribe, Raquel Lyra de Caruaru e Edilson Tavares de Toritama), além dos empresários Allan Carneiro (Moda Center), Arnaldo Xavier (Rota do Mar) e Bruno Bezerra (Governança Empreendedora).


A sexta-feira (6/10) será de aprendizado com três importantes palestras, iniciando com o professor do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Emilio Augusto, com o tema “Imagem vende! A importância do design na construção das marcas”. Em seguida, “Você, o mundo digital e seu negócio”, ministrada pelo diretor de inovação da Getnet Flávio Gonzales e o diretor executivo Rodrigo Serto. Para finalizar a noite de conhecimentos ligados à tecnologia e identidade visual, o Armazém da Criatividade/Porto Digital traz a palestra “Armazém da Criatividade: Empreendedorismo e Inovação”, ministrada pelo gerente de Operações Adalberto Rodrigues.


No sábado (7), encerramento do EMP 2017 e dia do aniversário de 11 anos do Moda Center, haverá shows com a banda Multifaces, Ágda Moura e Lucy Alves, a partir das 19h. A entrada é franca.

Cantor Gabriel Diniz também passará pela segunda edição do Estilo Moda Pernambuco

O cantor Gabriel Diniz estará participando da segunda edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP), que será realizado no Moda Center Santa Cruz.

 

GD estará na próxima segunda-feira (02) no maior Parque de Confecções do Brasil, onde fará presença VIP na loja da marca Joggofi a partir das 9h,

 

O cantor atenderá os fãs para autógrafos e fotos e também vestirá roupas da marca. A Joggofi é uma das parceiras do EMP, um dos principais eventos de Moda e Economia do segundo semestre, no Polo de Confecções de Pernambuco, que acontece de 02 a 07 de outubro.